[ editar artigo]

O que é Machine Vision?

O que é Machine Vision?

Imagine uma máquina que tem a habilidade de "enxergar" padrões, observar e interpretar o ambiente.

Esta é a Machine Vision, uma tecnologia que utiliza câmeras e reconhecimento de imagem ou vídeo para identificar padrões, assim ela pode contribuir em automatização de tarefas de inspeção garantindo melhor qualidade nesse processo.

Essa solução é muito utilizada na Indústria, ainda mais aquelas que querem serem reconhecidas como Indústrias da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.

Com a utilização de Machine Vision, ou comumente chamada, aqui no Brasil, de Sistemas de Visão, podemos ter grandes benefícios:

  • Aumento de Produtividade;
  • Redução de Custos;
  • Diminuição de Riscos;
  • Redução de Defeitos de Qualidade;

Todas esses benefícios são fundamentais para garantir uma indústria competitiva e assim "brigar" com as indústrias concorrentes do primeiro mundo.

Mas como o Machine Vision pode ajudar as indústrias?

Quando se fala em produtividade, todo retrabalho ou inspeção é encarado como um desperdício ou perda. É comum nas indústrias alguns postos de trabalho fazendo a inspeção do produto, "olhando" para retirar qualquer pequeno defeito da linha produção.

Com os Sistema de Visão essa atividade pode ser automatizada, eliminando a necessidade que essa tarefa seja feita por pessoas.

Na mesma linha da produtividade, temos a redução dos custos, pois executando de forma mais produtiva o custo por peça manufatura é menor. Ainda podemos utilizar os sistemas de visão para previnir possíveis Recalls/ Retornos de Lote, e mais, reduzir Falhas no Processo que podem gerar horas de máquinas paradas.

Com os Sistemas de Visão, reduzimos riscos à imagem da marca, por não deixar que produtos com baixa qualidade cheguem  às mãos de seus consumidores. 

Mas esse risco não estava mitigado com uma pessoa inspecionando 100% todo lote de produção?

A resposta é não!

Por mais que o ser humano tente manter a concentração na tarefa de inspecionar item por item numa esteira de produção, é humanamente impossível fazer isso, pois o cansaço impede um bom desempenho nessa tarefa.

Com certeza um sistema bem instalado e configurado fará tal tarefa de forma mais assertiva garantido a qualidade produto, gosto de chamar esse tipo de solução relacionada à qualidade do produto de Qualidade 4.0!

Você já viu esta tecnologia sendo aplicada na sua indústria? Compartilhe seu exemplo com a gente!

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler matéria completa
Indicados para você