Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Indústria do AmanhãVOLTAR

Quais são os comportamentos e competências necessárias para a Indústria 4.0?

Quais são os comportamentos e competências necessárias para a Indústria 4.0?
William Franco
fev. 25 - 5 min de leitura
030

 

Cada vez mais, me encontro com o desafio de mostrar aos meus alunos e os meus seguidores nas redes sociais sobre algumas situações que mudaram no ambiente de trabalho. É claro que competências técnicas são sempre importantes para ajudar a solucionar problemas, mas na Indústria 4.0, é preciso ter uma visão um pouco diferente, e é justamente essa visão que quero mostrar para vocês nesta postagem: mas afinal, quais são os comportamentos e competências necessárias para se destacar na Indústria 4.0?

Como a colaboração é justamente uma dessas competências, me reuni com os membros do meu grupo no Telegram para discutirmos esse assunto e trazer diferentes pontos de vista para as competências e comportamentos da Indústria 4.0.

Atualização Constante

Se você está lendo este texto, certamente já está ciente de que precisa se manter atualizado. O Bruno, integrante do grupo disse: “Um dos comportamentos principais é desenvolver o hábito de estar constantemente se atualizando. A Indústria 4.0 exige que nós, independentemente da área de atuação ou função, estejamos sempre nos aprimorando, aperfeiçoando e desenvolvendo novas habilidades”.  A grande diferença está em como manter-se atualizado, por onde começar? A minha dica é ter claro onde você pretende chegar, encontrar as pessoas que já chegaram lá e começar a olhar o que eles fizeram no percurso. O que fazem? Com o que se envolvem? O que estudam? 

 

Ter coragem para Inovar

A partir do momento em que você está em contato com mais informações, seu cérebro certamente criará soluções diferentes das usuais. Resta a você um pouco mais de coragem para investir nessas boas ideias e soluções para um problema existente. Inovar é, também, descobrir novas formas de traçar caminhos, de resolver problemas e de criar soluções que muitas pessoas ainda não enxergaram com um problema. 

 

Mente voltada para melhoria contínua

Não se contentar com um “resultado x” é um dos pontos importantes que o Francisco Wadney mencionou lá no Grupo do Telegram. Essa atitude faz ponte com a coragem para inovar, afinal, é através de uma mente inquieta, que está sempre em busca de melhorar processos, que podemos inovar. 

 

Trabalho colaborativo em equipe multidisciplinar

Saber trabalhar com a diversidade, em uma equipe multidisciplinar e orientados para a colaboração é a fórmula para a solução de problemas. Afinal, diversos pontos de vista podem colaborar com ideias mais eficazes. O Denis Borges mencionou sobre este ponto em nosso grupo: “Eu observaria a capacidade de trabalho colaborativo em equipe multidisciplinar, facilidade de relação com a diversidade, bom ouvinte e estimulador de diálogos, a fim de extrair informações relevantes ao negócio, um perfil ágil e que saiba trabalhar num formato UX.” Vale ressaltar aqui alguns outros tópicos importantes, como a habilidade em experiência do usuário e perfil ágil. Podemos falar sobre esses assuntos em um texto posterior.

 

Acreditar que a tecnologia é aliada

Só poderemos alcançar mais potencial da mente humana se nosso cérebro estiver focado em soluções criativas, e não com trabalho monótono. Tudo isso pode ser feito através da tecnologia, que não pode ser vista como algo que vai “roubar o seu emprego”. Essa dica foi trazida pelo Silvio Soares.

 

Visão Macro

Juliana Souza mencionou um tópico bastante importante: a visão do processo por completo é uma das habilidades necessárias para a Indústria 4.0. Quando você deixa de fazer apenas a sua tarefa e entende que ela veio de algum lugar e vai para outro, você começa a entender melhor os porquês do que faz, e é claro que isso colabora para todos os outros pontos citados acima!

O ambiente de trabalho está cada vez mais complexo. Ao mesmo tempo em que são necessárias diversas competências técnicas para que seja possível trabalhar com tamanha tecnologia, a força de trabalho também precisa estar atenta ao que chamamos de soft skills (habilidades comportamentais). Todos os profissionais precisarão estar atentos às mudanças cada vez mais rápidas do mercado, e ao mesmo tempo, compreenderem que o ser humano continua imprescindível para que as futuras soluções sejam criadas. Mente atenta e informada, sempre! 

 

O Grupo Indústria do Amanhã

Como esse post foi construindo de forma colaborativa, o Grupo Indústria do Amanhã dentro da Comunidade Futuro dos Negócios nasce com o objetivo de unir os profissionais que querem falar, escrever sobre a inovação na Indústria, e assim, disseminar conhecimento sobre a Transformação Digital & Indústria 4.0.

 

A principal ferramenta na Indústria 4.0 é a colaboração!

 

Convido você a fazer parte do Grupo Indústria do Amanhã na Comunidade Futuro dos Negócios!

 

Colaboradores deste post: Francisco Wadney, Bruno, Juliana Souza, Paulo Henrique, Gustavo Borges, Denis Borges e Silvio Soares. 

 

Gostou desse post? Deixe seu comentário e me fale sobre qual competência você julga fundamental para o profissional 4.0?

Participe do grupo Indústria do Amanhã e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você