Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Indústria do AmanhãVOLTAR

Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país

Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país
Cleiton Leite Souza
mar. 5 - 2 min de leitura
000

 

A maturidade digital de uma empresa pode contribuir para um maior crescimento e sucesso, mas qual é a realidade das principais empresas do Brasil neste aspecto?

Essa é uma pesquisa que a consultoria McKinsey:

"Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores 3 para mensurar a maturidade digital das empresas que atuam no país. Para tanto, utilizou-se a ferramenta proprietária Analytics & Digital Quotient (A&DQ), que avalia 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da transformação digital e captura de resultado financeiro, distribuídas entre as quatro dimensões mencionadas (Quadro 1). A ferramenta A&DQ atribui uma pontuação única que permite conduzir um benchmarking entre empresas pares e líderes em âmbito global."


Porque é importante entender sobre esse tema?

O digital será um aspecto importante no dia a dia das empresas, os novos hábitos da sociedade são cada vez mais digitais, os consumidores atuais utilizam de forma plena ferramentas digitais para fazer suas compras, fazer sugestões e avaliação de serviços, para seus relacionamentos pessoais.

Nesse contexto é essencial que as empresas se adaptem rapidamente para oferecer produtos e serviços de forma digital, as empresas que conseguem fazer isso com excelência têm se destacado e ampliando seus mercados.

Segundo o estudo uma empresa que tem uma maturidade digital elevada pode ter uma taxa de crescimento de EBITA até 5 vezes maior em comparação às demais empresas.

Para os especialistas ser digital pode ser traduzido em:

  • Modelos de negócio (novas formas de operar e novos modelos econômicos)
  • Conectividade (engajamento em tempo real)
  • Processos (foco na experiência do cliente, automação e agilidade)
  • Analytics (melhor tomada de decisão e cultura de dados) 

No entanto, para capturar o valor criado por essas alavancas, é necessário associá-las a um conjunto de melhores práticas de gestão que abrangem quatro dimensões fundamentais: Estratégia, Capacidades, Organização e Cultura.

Como está sua empresa, já é uma empresa digital? Comente aqui e participe!!

Participe do grupo Indústria do Amanhã e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você