Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 áreas de negócios prontas para IA

10 áreas de negócios prontas para IA
Nei Grando
out. 2 - 10 min de leitura
000

Este é um tema fundamental para o Futuro dos Negócios, que tenho procurado apresentar de forma leve neste blog. 

No grande esquema das coisas, a inteligência artificial (IA) ainda está nos estágios iniciais de adoção pela maioria das organizações. No entanto, a maioria dos líderes está muito animada para implementar a IA nas funções de negócios da empresa para começar a perceber seus benefícios extraordinários. Embora não tenhamos como saber todas as maneiras pelas quais a inteligência artificial e o aprendizado de máquina afetarão as funções de negócios, aqui estão 10 funções de negócios que estão prontas para usar a inteligência artificial.

1.Marketing

Se sua empresa não usa inteligência artificial no marketing, ela já está atrás. A IA não só pode ajudar a desenvolver estratégias de marketing, mas também é fundamental para executá-las. A IA já classifica os clientes de acordo com o interesse ou demografia, pode direcionar anúncios a eles com base no histórico de navegação, fornece recursos aos mecanismos de recomendação e é uma ferramenta crítica para dar aos clientes o que eles desejam exatamente quando desejam. Outra maneira pela qual a IA é usada em marketing é por meio de chatbots. Esses bots podem ajudar a resolver problemas, sugerir produtos ou serviços e apoiar as vendas. A inteligência artificial também oferece suporte aos profissionais de marketing, analisando dados sobre o comportamento do consumidor com mais rapidez e precisão do que os humanos. Esses insights podem ajudar as empresas a fazer ajustes nas campanhas de marketing para torná-las mais eficazes ou planejar melhor o futuro.

2.Vendas

Definitivamente, há um lado da venda de produtos e serviços que é exclusivamente humano, mas a inteligência artificial pode fornecer aos profissionais de vendas insights que podem melhorar a função de vendas. A IA ajuda a melhorar a previsão de vendas, prever as necessidades do cliente e melhorar a comunicação. E máquinas inteligentes podem ajudar os profissionais de vendas a gerenciar seu tempo e identificar com quem eles precisam fazer o acompanhamento e quando, bem como o que os clientes podem estar prontos para converter.

3.Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

E a inteligência artificial como ferramenta de inovação? Ela pode nos ajudar a construir um entendimento mais profundo em quase todos os setores, incluindo saúde e farmacêutico, financeiro, automotivo e muito mais, ao mesmo tempo em que coleta e analisa enormes quantidades de informações com eficiência e precisão. Isso e o aprendizado de máquina podem nos ajudar a pesquisar problemas e desenvolver soluções que nunca havíamos pensado antes. A IA pode automatizar muitas tarefas, mas também abrirá a porta para novas descobertas, maneiras de melhorar produtos e serviços, bem como de realizar tarefas. A inteligência artificial ajuda as atividades de P&D a serem mais estratégicas e eficazes.

4.Operações de TI

Também chamada de AIOps, a IA para operações de TI costuma ser a primeira experiência que muitas organizações têm com a implementação de inteligência artificial internamente. O Gartner define o termo AIOps como a “aplicação de aprendizado de máquina e ciência de dados a problemas operacionais de TI”. A IA é comumente usada para análise de erros de arquivos de log do sistema de TI, funções de gerenciamento de sistemas de TI e para automatizar muitos processos de rotina. Pode ajudar a identificar problemas para que a equipe de TI possa corrigi-los proativamente antes que qualquer sistema de TI caia. À medida que os sistemas de TI para apoiar nossos negócios se tornam mais complexos, o AIOps ajuda a TI a melhorar o desempenho do sistema e os serviços.

5.Recursos humanos

Em uma função de negócios com “humano” no nome, há um lugar para máquinas? Sim! A inteligência artificial realmente tem o potencial de transformar muitas atividades de recursos humanos, desde o recrutamento à gestão de talentos. A IA certamente pode ajudar a melhorar a eficiência e economizar dinheiro ao automatizar tarefas repetitivas, mas pode fazer muito mais. A PepsiCo usou um robô, o Robot Vera, para telefonar e entrevistar candidatos para vagas em aberto. O talento vai esperar uma experiência personalizada de seu empregador, exatamente como está acostumada quando faz compras e para seu entretenimento. As soluções de aprendizado de máquina e IA podem ajudar a fornecer isso. Além disso, a IA pode ajudar os departamentos de recursos humanos com a tomada de decisões com base em dados e facilitar a seleção de candidatos e o processo de recrutamento. Os chatbots também podem ser usados ​​para responder a muitas perguntas comuns sobre as políticas e benefícios da empresa.

6.Centros de Atendimento

O contact center de uma organização é outra área de negócios onde a inteligência artificial já está em uso. As organizações que usam a tecnologia de IA para aprimorar, em vez de substituir os humanos com essas tarefas, são as que estão incorporando a inteligência artificial da maneira certa. Esses centros coletam uma quantidade enorme de dados que podem ser usados ​​para aprender mais sobre os clientes, prever a intenção do cliente e melhorar a "próxima melhor ação" para o cliente para um melhor envolvimento do cliente. Os dados não estruturados coletados de contact centers também podem ser analisados ​​por aprendizado de máquina para descobrir tendências do cliente e, em seguida, melhorar produtos e serviços.

7.Manutenção de edifícios

Outra maneira pela qual a IA já está em funcionamento nas empresas hoje é ajudar os gerentes de instalações a otimizar o uso de energia e o conforto dos ocupantes. A automação predial, o uso de inteligência artificial para ajudar a gerenciar edifícios e controlar sistemas de iluminação e aquecimento / resfriamento, usa dispositivos e sensores da Internet das coisas, bem como visão computacional para monitorar edifícios. Com base nos dados coletados, o sistema de IA pode ajustar os sistemas do prédio para acomodar o número de ocupantes, hora do dia e muito mais. AI ajuda os gerentes de instalações a melhorar a eficiência energética do edifício. Um componente adicional de muitos desses sistemas é a construção de segurança também.

8.Manufatura

A Heineken, junto com muitas outras empresas, usa análise de dados em todas as fases do processo de fabricação, desde a cadeia de suprimentos até o rastreamento do estoque nas prateleiras das lojas. A inteligência preditiva pode não apenas antecipar a demanda e aumentar ou diminuir a produção, mas os sensores no equipamento podem prever as necessidades de manutenção. A IA ajuda a sinalizar áreas de preocupação no processo de fabricação antes que surjam problemas onerosos. A visão da máquina também pode apoiar o processo de controle de qualidade nas instalações de manufatura.

9.Contabilidade e Finanças

Muitas organizações estão descobrindo que a promessa de redução de custos e operações mais eficientes é o principal apelo para a inteligência artificial no local de trabalho e, de acordo com a Accenture Consulting, a automação de processos robóticos pode produzir resultados surpreendentes nessas áreas para o setor de contabilidade e finanças e departamentos. Profissionais de finanças humanas serão liberados de tarefas repetitivas para serem capazes de se concentrar em atividades de nível superior, enquanto o uso de IA na contabilidade reduzirá os erros. A IA também é capaz de fornecer status em tempo real de questões financeiras para organizações, pois pode monitorar a comunicação por meio do processamento de linguagem natural.

10.Experiência do Cliente

Outra forma pela qual a tecnologia de inteligência artificial e o big data são usados ​​nos negócios hoje é melhorar a experiência do cliente. A marca de moda de luxo Burberry usa big data e IA para melhorar as vendas e o relacionamento com o cliente. A empresa reúne dados do comprador por meio de programas de fidelidade e recompensa que eles usam para oferecer recomendações personalizadas, estejam os clientes comprando online ou em lojas físicas. O uso inovador de chatbots durante eventos do setor é outra maneira de fornecer uma experiência excelente ao cliente.

Concluindo

Não podemos deixar de considerar a Inteligência Artificial como um aliado dos negócios para as organizações, seja pela eficiência, pela ajuda às pessoas - principalmente nas tarefas que precisam manipular muitos dados, ou que precisam melhorar processos de análise de informações ou automação.

Cabe aos líderes e gestores de todas as áreas funcionais das empresas começarem a se informar sobre este tema, pois a concorrência já está fazendo isso e se não acompanharem as tendências e novas soluções tecnológicas, logo ficarão para trás, pois isso é estratégico, principalmente no atendimento ao cliente e melhoria de processos e modelos de negócio.

Um abraço, @neigrando

Fonte:  Traduzido e adaptado de Forbes: "10 Business Functions That Are Ready To Use Artificial Intelligence", by Bernard Marr

Alguns artigos relacionados com a Inteligência Artificial nos Negócios

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você