Combinando dados atitudinais e de performance, o relatório MARKETING TRENDS 2024, elaborado pela Kantar, reune as principais tendências de marketing para o próximo ano:
1✅ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL no processo CRIATIVO - com a indústria explorando a tecnologia para o processo de desenvolvimento de criatividade, é necessário entender a efetividade desse resultado.
2✅ VALORES CULTURAIS - iniciativas que exploram valores culturais se destacarão ainda mais em 2024.
3✅ CONTROLE de MENSAGEM encontra a CULTURA do CANCELAMENTO - o próximo ano favorecerá empresas que se posicionem a respeito de questões sociais e ambientais e que sejam consistentes com seu DNA de marca.
4✅ BATALHA por ATENÇÃO e ENGAJAMENTO - as métricas de atenção para mensuração de efetividade de mídia e criatividade ganham reforço com as métricas PREDITIVAS de ATENÇÃO baseadas em IA.
5✅ Troca para MEDIDAS HOLÍSTICAS de SUCESSO - transformação no mercado para um maior equilíbrio entre lucro, planeta e pessoas, não apenas como compromisso das empresas, mas como estratégia de negócios.
6✅ INOVAÇÃO para negócios rentáveis e sustentáveis - marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam 3x mais crescimento do que as que não são.
7✅ Marcas que DESAFIAM o STATUS QUO - um em cada dois compradores globais preferem consumir marcas menores sempre que possível, e para acompanhar o ritmo, grandes marcas precisam trabalhar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões baseadas em dados.
8✅ O poder PREMIUM - gerenciamento de preços para garantir que preço e valor se alinhem.
9✅ A VIDA ALÉM da BARRA de PESQUISA- a pesquisa tradicional está passando por um período de ruptura com a popularização da IA e de grandes modelos de linguagem.
10✅ VAREJO e a PUBLICIDADE - em meio às mudanças nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo aparece como um canal essencial para engajar audiências.
⁉️ Preparados? 🚀🚀🚀