O principal OBSTÁCULO que DIFICULTA a ADOÇÃO de IA nos NEGÓCIOS é a FALTA de CONHECIMENTO TÉCNICO, segundo pesquisa do Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança (IFTL):
✅ Falta de CONHECIMENTO ESPECIALIZADO (31%);
✅ preocupações com SEGURANÇA de DADOS (18%);
✅ ORÇAMENTOS limitados (17%);
✅ RESISTÊNCIA cultural (12%).
📍O estudo revela ainda que:
✅ 32% das organizações ainda estão EXPLORANDO OPORTUNIDADES com o uso da ferramenta;
✅ 41% das empresas estão na fase de IMPLEMENTAÇÃO INICIAL;
✅ 15% já integraram a IA em PROCESSOS CRÍTICOS;
✅ 12% utilizam IA como DIFERENCIAL COMPETITIVO.
📍Em relação ao USO da IA por ÁREA de negócios:
✅ 50% utilizam em TECNOLOGIA e DESENVOLVIMENTO de PRODUTO;
✅ 26% em VENDAS e, MARKETING;
✅ 23% em SUPORTE ao CLIENTE.
☝🏻 Assim, mesmo com todos os DESAFIOS, esses números mostram que a IA é uma realidade em muitos negócios e CONTINUA AVANÇANDO em 2025 🚀