[ editar artigo]

4 dias de trabalho por semana

4 dias de trabalho por semana

 

Apesar de muitas empresas estarem flexibilizando o modelo de trabalho há alguns anos, experimentado diferentes tipos de formatos do expediente, com a pandemia aumentou a pressão pela adoção da flexibilidade.

👉🏻 Isso gerou uma intensificação das campanhas por trabalho flexível, incluindo os 4 dias de trabalho por semana.

Apesar de muitas empresas ainda serem relutantes em adotar essa prática, em pesquisa realizada em 2019 no Reino Unido pela Henley Business School envolvendo 500 empresas e mais de 2.000 colaboradores mostrou que entre os benefícios encontrados no modelo de 4 dias de trabalho por semana estão:

✅ Melhora da habilidade de ATRAIR e MANTER TALENTOS;

✅ Aumento da SATISFAÇÃO geral do colaborador;

✅ DIMINUIÇÃO de AFASTAMENTOS por atestados/motivos médicos;

✅ Aumento da PRODUTIVIDADE.

🚀🚀🚀 Combinados, esses benefícios trouxeram um grande impacto FINANCEIRO: economia de £ 92 bilhões por ano.

⁉️ E como implantar com sucesso?

⭕️ 1 - Comece DEVAGAR — um departamento por um período limitado pode ser uma forma eficaz de testar;

⭕️ 2- Engaje os GERENTES de linha — se eles virem negativamente as práticas de trabalho flexível, dificilmente farão seus times se sentirem confiantes .

⭕️ 3- Engaje a EQUIPE — um dos principais atrativos desse modelo para os colaboradores é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

⭕️ 4- MONITORE a implantação e os resultados — as empresas devem decidir se devem expandir a todos os colaboradores, baseando-se em análise de resultados do piloto.

⭕️ 5- Pense em outras ALTERNATIVAS — os 4 dias de trabalho por semana pode não funcionar para todos, mas existem outras práticas de flexibilidade que podem ser mais adequadas.

Fonte dos dados: The Conversation

Futuro dos Negócios
Ler conteúdo completo
Indicados para você