Conhecer TENDÊNCIAS é importante para se PREPARAR para o futuro, aproveitando oportunidades e evitando ameaças.
🚀 A aceleração da digitalização alavancada pela pandemia e impulsionada pela recente explosão de adoção de IA no mercado está provocando a necessidade de mudanças estratégicas profundas nas empresas.
📍 Nesse sentido, a Mark Up via @mundodomarketing divulgou um mapeamento das 6 principais tendências de COMUNICAÇÃO para o mercado:
✅ Novos FORMATOS TECNOLÓGICOS - o crescimento da adoção de mídia móvel aponta uma oportunidade para comunicação em MÚLTIPLOS CANAIS por meio da produção de conteúdos OMNICHANNEL.
✅ Mais VIDEOS em DIVERSAS MÍDIAS- Segundo a Kantar IBOPE Media, produções audiovisuais são consumidas por 98% dos brasileiros — no entanto, a DIVERSIDADE de CANAIS e PLATAFORMAS deve ser considerada para encontrar um caminho eficiente.
✅ Conteúdos de ÁUDIO e VOZ - O RÁDIO ainda é ouvido por 80% da população brasileira, com média de 4h26 por dia (Kantar IBOPE Media / AdsSpotify.com). Por outro lado, PODCASTs já contam com mais de 30 milhões de ouvintes no país. Assim, a produção de conteúdos de áudio e voz torna-se cada vez mais um oportunidade estratégica de comunicação.
✅ Desenvolvimento do ATENDIMENTO e MARKETING CONVERSACIONAL - No Brasil o WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários e conversões que usam as ferramentas disponibilizadas pelo app cresceram quase 70% (dados RD Station), indicando oportunidade para desenvolver estratégias CONVERSACIONAIS
✅ Criação de EXPERIÊNCIAS MARCANTES - 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências HÍBRIDAS nos próximos anos (Deloitte), pois quanto mais imersas as pessoas estiverem, maior será o impacto vivenciado.Nesse sentido a união de ON e OFF é o caminho.
✅ Estratégias pautadas em DADOS - Na era digital, existe cada vez menos espaço para decisões baseadas em suposições ou achismos.
⁉️ Preparados? 🚀🚀🚀