Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Geração Z se sente culpada por usar o ChatGPT no trabalho

A Geração Z se sente culpada por usar o ChatGPT no trabalho
Futuro dos Negócios
mar. 27 - 1 min de leitura
000

Que a IA vai impactar cada vez mais o TRABALHO HUMANO, não restam dúvidas. A questão é COMO ela IMPACTA.

📍 Nesse sentido, uma pesquisa da EduBirdie com 2.000 profissionais da GERAÇÃO Z nos EUA mostra que, por um lado, eles estão ADOTANDO a TECNOLOGIA para ajudá-los nas suas tarefas; por outro, muitos estão LUTANDO contra a CULPA e a DEPENDÊNCIA associadas a esse uso. O estudo aponta que:

✅ 36% dos entrevistados se sentem CULPADOS por usar IA no trabalho;

✅ 1 em cada 3 expressou PREOCUPAÇÃO em DEPENDER demais do ChatGPT, pois acreditavam que isso poderia LIMITAR suas HABILIDADES de PENSAMENTO CRÍTICO;

✅ 18% afirmaram que isso PREJUDICA a sua CRIATIVIDADE.

☝️ Uma possível explicação levantada para as reações mistas em relação à IA é que a Geração Z está mais CONSCIENTE das POTENCIAIS CONSEQUÊNCIAS da sua utilização do que as gerações anteriores. Esses jovens cresceram numa era de rápidas mudanças tecnológicas e são mais propensos a estar familiarizados com as implicações éticas e sociais da IA.

⁉️ Concorda? Eu, particularmente, acredito que a CULPA deriva do NÃO ENTENDIMENTO do USO e do POTENCIAL de AMPLIAÇÃO COGNITIVA que a IA nos traz. Existem riscos, sim, muitos, mas penso que são mais relacionados ao desconhecimento e ao desenvolvimento e uso inadequado da tecnologia do que substituição de habilidades. O que acham?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você