Conhecer a JORNADA do CONSUMIDOR é fundamental para traçar estratégias de MARKETING que entreguem as melhores EXPERIÊNCIAS em todos os momentos do ciclo.
👆🏻 O objetivo não é apenas FIDELIZAR o consumidor/cliente, mas torná-lo ADVOGADO de marca.
📍 São 3 etapas principais na jornada do consumidor, conforme o diagrama do Gartner na imagem acima:
✅ COMPRAR — essa primeira etapa leva o consumidor da necessidade à compra, consequentemente, avançando para a etapa seguinte, de posse;
✅ POSSUIR — essa etapa é determinante não apenas para a recompra, como também para que o consumidor avance para a etapa seguinte. Depois de usar, ele pode querer APROFUNDAR para comprar novamente (ou não), ou ele pode AMAR o produto/serviço e passar a divulga-ló, advogando pela marca, entrando na próxima etapa;
✅ ADVOGAR — uma vez iniciada essa etapa, o consumidor/cliente entra em um BOOMERANG de vai-e-vem entre as etapas comprar e advogar — no final da etapa de advogar, ele retorna para a etapa de compra, onde decide aprofundar/comprar ou continuar advogando pela marca, em uma relação cada vez mais forte, que não deve ser ignorada.
⁉️ Como está a jornada do seu público com os seus produtos/serviços? Mapeada? Utilizada estrategicamente?