Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A NASA extrai oxigênio respirável em Marte pela primeira vez na história

A NASA extrai oxigênio respirável em Marte pela primeira vez na história
Nei Grando
abr. 26 - 2 min de leitura
000

A NASA acrescentou à sua lista cada vez maior de "primeiros" nesta semana ao converter o dióxido de carbono extraído da atmosfera de Marte em oxigênio puro e respirável, disse a agência espacial dos EUA em um comunicado na quarta-feira, 22 de abril.

A conquista vem dias depois que a NASA conduziu o primeiro vôo controlado em Marte e constitui mais um passo nos planos da agência para a futura exploração humana do planeta vermelho na década de 2030.

A extração de oxigênio da atmosfera rica em carbono de Marte foi realizada por um pequeno instrumento experimental, chamado MOXIE - o primeiro dispositivo a extrair oxigênio da atmosfera marciana.

Extraindo oxigênio para humanos em futuras missões a Marte

O dispositivo MOXIE do tamanho de uma torradeira está fixado no rover Mars Perseverance da NASA, que pousou na cratera Jezero do planeta vermelho em 18 de fevereiro, após uma jornada de sete meses da Terra.

Representando o Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte, o MOXIE realizou sua primeira tarefa na terça-feira, 20 de abril. Após sua ativação na terça-feira, o instrumento produziu aproximadamente 5 gramas de oxigênio, o que é suficiente para cerca de 10 minutos de respiração para um astronauta , Explicou a NASA.

"Este é um primeiro passo crítico na conversão de dióxido de carbono em oxigênio em Marte", disse Jim Reuter, administrador associado STMD.

"MOXIE tem mais trabalho a fazer, mas os resultados desta demonstração de tecnologia são promissores à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de um dia ver humanos em Marte. O oxigênio não é apenas a coisa que respiramos", continuou ele.

"O propelente do foguete depende do oxigênio e os futuros exploradores dependerão da produção do propelente em Marte para fazer a viagem para casa."

fonte: Traduzido por @neigrando do artigo original:  "NASA Extracts Breathable Oxygen on Mars In Historic First" por Chris Young - blog Interesting Engineering de 22 de abril de 2021.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você