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A XP investimentos me ensinou uma coisa

A XP investimentos me ensinou uma coisa

A XP encerrou o pregão de IPO na NASDAQ com 27% de alta.

Empresa avaliada em U$14,89 bilhões. Veja vídeo do fundador na abertura, é emocionante!.

O que a XP oferece de tão diferente?

A XP é uma grande PLATAFORMA, conecta interessados em investir com profissionais capacitados em investimento.

Uber conecta motoristas a interessados em carona, AirBnb casas vazias a turistas.

Na nossa área de Marketing e Vendas temos a SalesForce, a Rock content como plataformas em seus seguimentos.

Também temos o case da Looker uma empresa de BI, desconhecida para muitos, mas que foi comprada por U$2,6 bilhões pelo Google, enquanto sua concorrente, a RJMetrics que tinha um time sensacional, um produto excelente e ainda começou 4 anos antes foi comprada pela Magento por um valor pífio.

Qual a diferença entre ambas empresas? Uma foi vendida por bilhões e outra por um valor pequeno? POR QUE?

"Looker placed itself at the center of a massive ecosystem, while RJMetrics operated as a silo."

Quem fala isso é o próprio fundador da RJmetrics em um dos melhores artigos que já li sobre o tema, ele desconstrói sua trajetória, o que ele teria feito diferente.


Eu adorei esse artigo. A gente vê tanto conteúdo criado por "pseudo especialistas" por ai ou até os famosos empreendedores de palco, que escutar um relato de quem foi bem sucedido e ainda percebeu que poderia ter ido muito mais longe é um relato real, um MBA eu diria.

Mas por que entender de PLATAFORMAS? Se você trabalha com Marketing, é empreendedor, agência ou consultor provavelmente se viu envolvido em discussões sobre modelos de negócios com os sócios ou clientes.

Entender sobre PLATAFORMAS deixa sua empresa ou o seu passe de consultor mais valorizado ou ainda pode ajudar a construir sua própria plataforma.

Se o artigo citado foi pouco, sugiro mergulhar nesse livro. Ainda não terminei de ler mas até agora muitos insights.


Termino com a conclusão do artigo:

"You will never be able to move as fast as the entire ecosystem. Trust me, I’ve tried. How companies participate in tech ecosystems are the most powerful lever of growth and value creation in modern software.

Don’t let the opportunity pass you by."
 

Futuro dos Negócios
Rodrigo Demetrio
Rodrigo Demetrio Seguir

17 anos de experiência em Digital, especificamente na intersecção da Tecnologia e Marketing. Fundador da Powertic. Palestrou sobre Automação de Marketing nos eventos: Digitalks, SEBRAE, UOL, PAGSEGURO, CNDL, ECOM, UNESP, ESPM, IMPACTA.

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