[ editar artigo]

Aplicação de inteligência artificial e evolução dos serviços financeiros

Aplicação de inteligência artificial e evolução dos serviços financeiros

 

Em um cenário cada vez mais competitivo o avanço da inteligência artificial pode ser um diferencial em diversas indústrias, ampliando a produtividade e a eficiência dos negócios.

Big Data, machine learning e o alto poder computacional proporcionam uma melhor compreensão das expectativas e intenções dos clientes, possibilitando experiências aprimoradas e melhor posicionamento competitivo, enquanto a adoção de Inteligência Artificial impulsiona a eficiência operacional.

Na indústria financeira o impacto da utilização de inteligência artificial já é uma realidade juntamente com o avanço do digital. A quantidade de dados gerados pela interação de clientes em seus canais digitais aumenta exponencialmente em volume e em complexidade, e extrapola a fronteira de serviços financeiros.

O uso de inteligência artificial pelos bancos também se entrelaça ao movimento do Open Banking, pois a partir dele as instituições financeiras podem estreitar o relacionamento com os usuários, visto que as informações dos clientes são compartilhadas com outras empresas, perdendo, assim, a exclusividade dos dados. Dessa forma, as chances de receber ofertas e propostas mais interessantes aumentam, as taxas e os juros cobrados do usuário diminuem.

Dominar essas tecnologias significa mais do que obter vantagem competitiva no setor financeiro, mas pode significar a própria sobrevivência de algumas empresas.

Porém, a aplicação efetiva de IA vai além da implementação de tecnologias de ponta e infraestrutura. É importante que as lideranças e a estratégia da empresa estejam engajadas para retirar valor da IA e isso envolve uma mudança de cultura que estimule a confiança, abertura e transparência nos processos entre os recursos humanos e as máquinas.

O desenvolvimento de uma cultura de inovação é essencial, em um contexto de que a utilização massiva de inteligência artificial em processos operacionais faz com que os colaboradores assumam o centro das decisões e participem ativamente de toda a gestão, desempenhando um papel de comando durante o desenvolvimento de cada etapa. E esse é um grande desafio em todas as indústrias, em especial na financeira.

Investir em uma metamorfose cultural que reflita tanto na capacitação dos funcionários como na mudança da cultura organizacional focada em transformação digital são essenciais para extrair o maior valor da IA nas organizações.

TAGS

IA

Financas

Futuro dos Negócios
Ler conteúdo completo
Indicados para você