Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Indústria do AmanhãVOLTAR

Blockchain e logística, o casamento perfeito

Blockchain e logística, o casamento perfeito
Anderson Felippe
mar. 4 - 3 min de leitura
000

No artigo anterior, introduzi de maneira breve os conceitos básicos da tecnologia Blockchain e comentei que ele era apenas o primeiro de uma série. Hoje, parto para o segundo texto dessa série e falo sobre o casamento perfeito que aconteceu entre Blockchain e logística. Esse é mais um daqueles casos em que uma invenção acaba servindo a outros propósitos além do original.

Mantendo em mente os conceitos de uma rede Blockchain que foram discutidos anteriormente, podemos fazer um exercício mental para tentar relacionar a tecnologia à logística. Fica evidente que a capacidade de manter um registro imutável e confiável de uma informação qualquer é extremamente valioso para as cadeias logísticas.

A logística é um ramo de negócios que notoriamente enfrenta diversos desafios, como rastreabilidade, confiabilidade, prazo, segurança, burocracia, entre outros.
A maioria desses desafios já é tratada dentro de uma rede Blockchain. As redes atuais não estão mais limitadas somente a moedas digitais, mas também ao que chamamos de assets, ou seja, qualquer tipo de bem ou até mesmo somente uma determinada informação. Na logística, é fácil definir o que é um asset: é o bem que se deseja transportar.

Como a Blockchain ajuda, na prática, com o transporte desses assets? Do momento em que o remetente inicia o processo de transporte até o seu destino, cada movimentação, geolocalização, status, documentação, relatórios etc. pode ser enviado à Blockchain, mantendo um registro contínuo e inviolável de todos os passos do asset em trânsito. Essas informações podem ser enviadas à rede tanto manualmente como automaticamente por meio de sensores e dispositivos conectados à Internet, mostrando aqui um vínculo direto entre IoT e Blockchain, conferindo ainda mais confiabilidade e agilidade nos processos.

Exemplo de rastreio de um produto farmacêutico com Blockchain

Fonte: BLOCKCHAIN IN LOGISTICS - Perspectives on the upcoming impact of blockchain technology and use cases for the logistics industry (DHL Trend Research, 2018)


Para melhor ilustrar o potencial da tecnologia de Blockchain aplicada à logística, selecionei um caso de uso muito interessante da empresa suíça SkyCell. A SkyCell é uma fabricante de contêineres para o transporte de produtos que necessitam de um controle de temperatura muito rígido, como os biofármacos. Uma pequena variação de temperatura pode comprometer todo o lote desse tipo de fármaco, que é basicamente material biológico.

Contêiner com controle de temperatura por IoT e Blockchain da SkyCell


A SkyCell, através da utilização de dispositivos eletrônicos, sensores de temperatura, baterias e IoT, desenvolveu uma solução utilizando Blockchain para acompanhar de forma transparente e confiável as condições internas dos contêineres. Os clientes têm a segurança de terem a informação real e imutável na Blockchain, ao mesmo tempo em que acompanham as condições do produto durante o transporte. Com esse controle, a SkyCell conseguiu atingir uma taxa de desvio de temperatura menor que 0,1%, representando uma diminuição significativa nas perdas.

Esse é apenas um dos muitos casos de uso da Blockchain na cadeia logística, mas já é possível ter uma dimensão do potencial da tecnologia nesse ramo de negócios. 

No próximo artigo, falarei como a Blockchain aliada à tecnologia de RFID pode ajudar no controle de processos de produção na indústria.

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Indústria do Amanhã e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você