O mundo está cada vez mais repleto de dados digitais — com o avanço da internet das coisas (IoT) e 5G, virtualmente tudo passa a gerar dados. Isso é o big data.
No entanto, big data sem analytics se transforma em big problems — é o tratamento estatístico dos dados que nos permite gerar insights, que quando direcionados a objetivos específicos nos levam a soluções.
Quanto melhor a qualidade dos dados e dos processos de analytics, melhores tendem a ser as soluções. Com os sistemas de machine learning evoluindo e aumentando a sua performance na análise de dados, passamos para outro grau de velocidade e precisão nas soluções.
Por isso, se dados são o novo petróleo, a inteligência artificial é a refinaria poderosa que transforma o óleo bruto em produtos utilizáveis — e quem os possui, tem poder.
Isso explica a “corrida do ouro“ em direção a dados de IA, onde competem hoje pessoas, empresas, organizações e países que enxergaram o futuro — que é digital, feito de dados e inteligência, humana e artificial ;-)
Quer saber mais sobre isso e entender como um indivíduo comum pode usar dados ao invés de ser usado? Quer se preparar com as habilidades para o futuro? Leia o livro “Você, Eu e os Robôs”, que explica tudo isso, e mais — disponível na Amazon.