Apesar da grande penetração de dispositivos digitais no planeta e da grande aceleração da digitalização de tudo em 2020, os livros impressos continuam reinando como preferência dos leitores 👑
☝🏻 Uma pesquisa do Statista & Media Outlook mostra que a penetração do e-book ainda fica bem atrás do livro impresso em todo o mundo:
📍Nos Estados Unidos, onde os e-books são bem populares, apenas 23% da população compraram livros digitais em 2020, contra 45% que compraram livros impressos.
📍 Observe que países desenvolvidos como Alemanha e França têm índices baixíssimos de adoção de e-books. Isso indica que a cultura do país influencia essa equação, pois países orientais que apresentam uma relação mais íntima com tecnologias digitais, como Japão e Coreia do Sul, mostram índices mais altos.
📍 Outra dimensão que provavelmente afeta e influencia a adoção dos e-books é a financeira — a melhor experiência de leitura de e-books requerem a aquisição de dispositivos dedicados (como o Kindle), e talvez por isso a penetração dos e-books seja baixa na Índia, em que a grande parte da (enorme) população possui renda baixa.
🇧🇷 No Brasil a penetração dos e-books também ainda é baixa — falo isso por experiência própria, como autora: as pessoas compram muuuuuuito mais a versão impressa dos meus livros. A 2a edição do Marketing na Era Digital, por exemplo, foi lançada em meados do ano passado, no auge da pandemia, e a 2a Ed do Você, Eu e os Robôs em abril/2021, e o resultado de vendas pende totalmente para o impresso nos dois casos.
🔥 Eu sou fã, usuária e incentivadora dos livros em formato digital, desde que começaram a existir — hoje só compro livro impresso quando não encontro a versão Kindle ou quando quero o autógrafo do autor 😍 Eu adoro poder ter centenas de livros no dispositivo, mudar de livro facilmente, grifar, ver o que os outros grifaram, comprar imediatamente (e poder levar) tudo para qualquer lugar 🤩 No entanto, somos diferentes e as experiências também são ☺️
⁉️ E você? Prefere livro impresso ou digital? Por que?