A GERAÇÃO Z é a maior entre suas antecessoras, e seus PROFISSIONAIS estão se AFASTANDO dos EMPREGOS TRADICIONAIS de TECNOLOGIA enquanto inclinam para um novo setor: a SAÚDE. Isso tende a impactar o futuro do mercado de trabalho.
📍 De acordo com uma pesquisa conduzida pela National Society of High School Scholars, com mais de 10 mil entrevistados, a GERAÇÃO Z busca ALINHAMENTO com um conjunto de VALORES-CHAVE. Ao olhar para os empregadores, os FATORES mais importantes para esses profissionais são:
✅ TRATAMENTO JUSTO dos funcionários (28%)
✅ EQUILÍBRIO entre vida PESSOAL e PROFISSIONAL (25%)
✅ RESPONSABILIDADE SOCIAL corporativa (14%)
📍 Em termos de BENEFÍCIOS, os mais VALORIZADOS por eles são:
✅ SAÚDE (a prioridade número 1, com uma taxa de resposta de 72%). A PANDEMIA de Covid-19 pode ter influenciado as mudanças nas preferências e intenções profissionais dos jovens. Quando questionados sobre as QUESTÕES mais IMPORTANTES para a CARREIRA, 32% destacaram os “CUIDADOS com a SAÚDE e questões relacionadas ao BEM-ESTAR” – a resposta mais frequente.
✅ MOMENTOS PESSOAIS -- TEMPO LIVRE (63%) e HORÁRIOS de trabalho FLEXÍVEIS (61%).
✅ EMPREGADORES que INVESTEM nos colaboradores -- buscam oportunidades de DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (86%) e caminhos claros para PROMOÇÃO (44%).
📍 Em relação às TECNOLOGIAS:
✅ Eles enxergam de forma NEGATIVA o impacto geral da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: apenas 41% acreditam em um impacto mais positivo do que negativo dessa tecnologia na sociedade na próxima década.
✅ Preferem trabalhar para GRANDES CORPORAÇÕES em vez de pequenas empresas familiares, tendo alto INTERESSE por profissões da área da saúde.
✅ Em vez de sonhar com empresas famosas como Meta, Netflix ou IBM, a Geração Z tem na mira HOSPITAIS e ORGANIZAÇÕES de SAÚDE como os EMPREGADORES mais DESEJADOS.
⁉️ Preparados para essa tendência?