O Brasil tem o 3o PIOR NÍVEL de HABILIDADES DIGITAIS entre o grupo de PAÍSES que compõem o G20, sendo que 30,1% da população brasileira possui APENAS CONHECIMENTO DIGITAL BÁSICO.
📍 Esses dados são da pesquisa elaborada pela Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel, que aponta também que:
✅ Apenas 17,4% dos brasileiros eram capazes de realizar tarefas das HABILIDADES tidas como INTERMEDIÁRIAS, que “permitem o uso das tecnologias digitais de modos mais significativos e benéficos do que as habilidades básicas, sendo efetivamente voltadas ao mercado de trabalho”.
✅ No caso das HABILIDADES AVANÇADAS, a parcela da população brasileira capaz de “criar programa de computador ou aplicativo de celular usando linguagem de programação” em 2023 foi de apenas 3,4% – contra 26% da Arábia Saudita ou 9,7% na Coreia do Sul.
📍 Além disso, segundo o estudo, existem outras lacunas em SUBGRUPOS POPULACIONAIS no Brasil, como:
✅ A DIFERENÇA de CONHECIMENTOS DIGITAIS entre as pessoas que vivem em áreas RURAIS e aquelas que estão nas CIDADES;
✅ A DISPARIDADE expressiva entre regiões GEOGRÁFICAS e GÊNERO.
☝️ Esses números representam uma necessidade fundamental e urgente de DESENVOLVIMENTO de COMPETÊNCIAS DIGITAIS na população BRASILEIRA como instrumento não apenas de COMPETITIVIDADE global, mas também, e principalmente, de INCLUSÃO social no Brasil.