De acordo com o Gartner, até 2026, o uso de BUSCADORES TRADICIONAIS (Google, Bing, Yahoo, por exemplo) deve CAIR 25% e haverá eventual PERDA de MARKET SHARE de PUBLICIDADE dessas plataformas.
☝️ O motivo da queda será o avanço da utilização de CHATBOTS, AGENTES e ASSISTENTES VIRTUAIS com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para a realização de pesquisas.
✅ O crescimento dessas novas soluções será acelerado pela IA GENERATIVA, que está começando a se tornar uma substituta dos motores de busca, com respostas mais ASSERTIVAS e INTELIGENTES .
📍 O Gartner prevê ainda que essa transição deve forçar marcas e empresas a REPENSAREM suas ESTRATÉGIAS de canais e marketing. Outros movimentos que devem puxar o consumo de busca via chatbots e agentes virtuais são:
✅ Redução do custo de PRODUÇÃO de CONTEÚDO que impactará o preço nas estratégias de palavras-chave dos buscadores;
✅ Com isso, os algoritmos dos buscadores vão focar mais na QUALIDADE do CONTEÚDO para compensar o grande volume de conteúdos feitos com IA;
✅ As empresas vão precisar de PRODUTOS e CONTEÚDOS FIDEDIGNOS e de QUALIDADE, ÚNICOS , para se aproximar dos seus consumidores, o que dependerá de EXPERTISE, EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE e CONFIABILIDADE.
📍 A identificação com MARCA D’ÁGUA em conteúdos feitos por IA também deve ter um papel relevante na forma como os buscadores devem exibir esses conteúdos nas pesquisas.
⁉️ Preparados? 🚀🚀🚀