[ editar artigo]

Inteligência Artificial cria fotos para enganar reconhecimento facial

Inteligência Artificial cria fotos para enganar reconhecimento facial

 

Nessa imagem, a única pessoa real sou eu — as outras imagens foram geradas por inteligência artificial com base na minha foto, para serem usadas para driblar sistemas de reconhecimento facial — ou seja, quando você não quer se reconhecido e identificado automaticamente em serviços online.

Desenvolvida pela empresa Generated Media, essa ferramenta, batizada de Anonymizer, usa inteligência artificial para gerar fotos de sósias que não existem, mas que compartilham algumas de suas características faciais. No teste que fizemos acima com a minha foto, vemos que as imagens geradas (de pessoas inexistentes) são bastante parecidas entre si, e realmente usam alguns elementos da foto original, apesar de não serem parecidas comigo (e, portanto, funcionariam para driblar os sistemas de reconhecimento facial).

A ferramenta é baseada em duas redes neurais, uma é a geradora, que produz as fotos, e a outra é a discriminadora, que filtra aquelas que são claramente artificiais.

Segundo a empresa, a Anonymizer pode ser útil para criar personagens em jogos, publicidade, aprendizado de máquina, obras de arte, entre outros.

O site pode ser acessado em generated.photos/anonymizer

Futuro dos Negócios
Ler conteúdo completo
Indicados para você