Para algumas empresas, utilizar inteligência artificial (IA) na geração de negócios pode estar muito distante de sua operação ou até mesmo estratégia, não obstante o mercado reitere incessantemente esta tendência.
Tal fenômeno induz a inovação radical que se caracteriza por mudança relevante através de produtos ou processos, impactando a cadeia de consumo, a economia e em especial a experiência dos envolvidos. Este cenário gera muitas incertezas em todos os níveis induzindo a busca de revisões de modelos operacionais, perfis profissionais, perfis de consumo, conhecimento/habilidade e recursos orçamentários.
Ao passar pelas redefinições explicadas anteriormente, inicia-se na prática a sede de “aplicar IA” e neste momento surgem novos e grandes desafios. Como usar IA se não existem dados tratados e preparados para que gere valor negocial? Como usufruir de analytics quando não há dados viáveis?
Concluindo, é uma longa e transformadora jornada. Devemos buscar o significado, entender o movimento e alavancar o que trará valor para o nosso negócio e o manterá no mercado.