[ editar artigo]

IOT nos condomínios - Que bicho é esse?

IOT nos condomínios - Que bicho é esse?

Olá, eu sou o Odirley Rocha e vim falar um pouco sobre IOT nos condomínios, você sabe o que é isso? Vem comigo:

 

A melhor definição que achei até agora sobre a Internet das coisas foi a da Renata Rampim:

 

"Internet das coisas é um conceito, que o real e o virtual se conectam para criar um mundo mais inteligente em diferente segmentos da sociedade"

 

Esse conceito tem o objetivo de conectar tudo à nossa volta, transformando objetivos analógicos em objetos inteligentes. Esse conceito vai ajudar as pessoas a viverem de forma mais inteligente e se adiantando a possíveis problemas. 

 

Mas Odirley, se IOT é coisa do futuro, vem só daqui algumas décadas! será?

 

O papa da Internet das coisas, "Bruce Sinclair", em seu livro IOT, comenta que:

 

"Se você está em dúvida se sua casa deve abraçar ou não a internet das coisas (IOT), pergunte-se antes, se ela já abraça a internet."

 

Os nossos condomínios e apartamentos estão passando por uma grande transformação, hoje eles estão deixando de ser analógicos e se tornando automatizados. Logo em seguida, num futuro bem próximo, se tornarão inteligentes.

 

Agora vou pontuar algumas maravilhas da Internet das Coisas que marcarão presença nos nossos condomínios e apartamentos. 

 

Vamos viajar no futuro comigo nesse artigo?


 

  • Comando de Voz no Apartamento 

Você entra no seu apartamento e pede para a Alexa (assistente virtual) tocar sua playlist romântica, esse comando de voz faz a Alexa tocar a música e diminuir a intensidade das luzes do apartamento, coloca o ar condicionado numa temperatura mais fria, para que você esteja no clima de abrir um vinho...

 

  • Elevadores Inteligentes 

Dentro do elevador existem sensores que ficam monitorando os desgastes das peças e seus desempenhos. 

 

Imagine a seguinte situação: O técnico do elevador visitaria o condomínio no dia 25/07, porém no dia 30/06 o sensor que está monitorando o cabo, gera um alerta em tempo real para a empresa de elevador, avisando que em mais 500 acionamentos ele deve dar problema.

 

Nesse exato momento a empresa de elevador já desloca um técnico para fazer a manutenção antes mesmo que o problema aconteça. Evitando um risco grave no quesito segurança e também evitando um gasto grande com a manutenção corretiva do equipamento.

 

  • Cortina Inteligente 

Hoje vários fabricantes têm cortinas automatizadas, que agem por meio de comandos. Imagine que essa cortina tem sensores conectados, onde ela abre e fecha conforme a luminosidade da área externa do condomínio. E quando ela abrir devido ao sol que está batendo na janela, automaticamente as lâmpadas daquele ambiente são apagadas.Isso é tecnologia!


 

  • Acessos 

Com equipamentos instalados nas entradas do condomínio, tanto nos portões de pedestres, como nos veiculares, você poderá ter as informações de entradas e saídas na palma da mão.

 

Esses equipamentos ficam monitorando o fluxo de pessoas no condomínio e levando para o morador, informações em tempo real. 

 

O morador saberá quem está entrando no condomínio, pois o sistema gera uma notificação no aplicativo. 

 

Além disso, o aplicativo envia informações avisando que a bateria do controle remoto veicular está acabando, informa o tempo de atendimento de seus convidados na portaria e dá acesso às câmeras para atuar numa emergência além da notificação.

 

Nessa linha e ainda trazendo conforto para o morador, ao entrar no condomínio via Qrcode, as informações já chegam para sua assistente virtual Alexa do seu apartamento e a mesma já liga as luzes, manda tocar sua música favorita e quando você entrar na porta ela te dirá: "Boa noite Odirley seja bem vindo." Uauu!

 

  • Mordomo virtual 

Quantas vezes você comentou algo com uma pessoa sobre um produto que está em dúvida de comprar e logo em seguida abriu o celular e esse produto apareceu para você em forma de propaganda nas suas redes sociais, isso é o seu celular ouvindo você e te ajudando com informações para que você possa tomar a decisão.

Agora imagine entrar no elevador e a inteligência artificial reconhecer que é você, devido às informações de sensores e da câmera do elevador. Na tela do elevador, aparece um avatar chamado José, ele pergunta: Senhor Odirley, hoje teremos uma assembleia no condomínio as 19:30 horas, onde a pauta é a reforma do ambiente de cinema do nosso condomínio, gostaria de saber se posso fazer uma video chamada para o senhor às 19:29 horas para a sua participação da assembleia Virtual? O Senhor José (mordomo virtual) estará nas telas dos condomínios e também nos Aplicativos.

 

  • Bomba recalque inteligente

Essa bomba de recalque é responsável por elevar a água do reservatório inferior para o superior. 

 

Serão instalados sensores que irão detectar se a bomba funcionou ou não, que mandarão um alerta para o aplicativo do responsável para que o mesmo possa fazer a manutenção a tempo, para que não falte água no reservatório superior e assim evitando que o morador chegue a noite para tomar um banho e nao tenha água no seu apartamento.

 

  • Vazamento de água no condomínio

Sensores nas tubulações e também sensores de inundações em pontos estratégicos do condomínio, para detectar algum problema e enviar alertas no aplicativo ao responsável, para que ele tome as providências necessárias.

 

Tem uma frase que eu falo que cabe bem para esse artigo que é o seguinte:

 

"Um síndico atualizado, nunca deixará seu condomínio desvalorizar"

 

Gostaria muito que você pudesse comentar sua opinião sobre esse artigo, isso me ajuda a evoluir para os próximos, bora comentar?

Futuro dos Negócios
Odirley Rocha
Odirley Rocha Seguir

Especialista em Inovação e Futuro Condominial - Formado em Eletrotécnica e Eletrônica e com MBA em Gestão da Segurança Empresarial. Em 2019 somou mais de 60 palestras, além de entrevista e colunista do mercado condominial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você