O MARKETING, com toda e qualquer área do conhecimento, tem se transformado continuamente em função do avanço tecnológico. Nesse sentido, tanto ESTRATÉGIAS quanto PROFISSIONAIS precisam se adaptar para acompanharem o ritmo do mercado.
📍 Nesse sentido, a McKinsey & Company aponta as seis CAPACIDADES ESSENCIAIS para EQUIPES multidisciplinares de marketing obterem sucesso:
✅ CENTRADO no Consumidor - Um entendimento profundo e baseado em dados das necessidades e comportamentos dos consumidores deve ditar todas as campanhas e decisões de marketing.
✅ Marketing de FUNIL COMPLETO - As campanhas que focam no conhecimento, consideração e vendas das marcas não são separadas e distintas, mas colaborativas e complementares.
✅ Modelo de Operação ÁGIL - Aprendizados que vêm de equipes multifuncionais informam as tomadas de decisões nos negócios.
✅ Excelência MULTICANAL - O conhecimento sobre o universo das plataformas, apps e canais é uma parte crítica do processo de planejamento.
✅ MENSURAÇÃO - O teste e a mensuração são necessários em todas as campanhas e canais. Assim, ações imediatas podem ser otimizadas, bem como impactos de longo prazo como a construção de conhecimento, engajamento e fortalecimento do consumidor.
✅ DADOS do Consumidor e TECNOLOGIA de Marketing - Funções essenciais como a análise, distribuição e mensuração de dados são automatizados com ferramentas tecnológicas que estão em constante evolução para escalar os objetivos dos negócios.
⁉️ Quanto dessas capacidades estão incorporadas nas suas estratégias MARKETING ?