Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

MIT está criando dispositivo para "hackear" sonhos

MIT está criando dispositivo para "hackear" sonhos
Futuro dos Negócios
abr. 17 - 1 min de leitura
000

 

Estamos nos misturando cada vez mais com tecnologias digitais inteligentes, e isso transforma dimensões inéditas na existência humana — o modo como avançaremos essa nova fronteira determinará o nosso futuro... lembrando que qualquer tecnologia sempre traz em si potencial de benefícios e malefícios, que devem ser considerados simultaneamente.

Esse é o caso desse post — cientistas do MIT estão criando tecnologias capazes de “driblar” o subconsciente para aproveitar os sonhos como ferramenta para contribuir com a consolidação da memória, a regulação emocional e a saúde mental em geral.

O processo é realizado por meio de uma luva inteligente — batizada de Dormio — que, com sensores no pulso e nos dedos, é capaz de rastrear o tônus muscular, a frequência cardíaca e a condutância da pele para identificar os vários estágios do sono.

Quando o usuário entra na hipnagogia – estado em que estamos semiconscientes, entre a vigília e o sono propriamente dito – o dispositivo envia uma sugestão de áudio pré-gravada, geralmente composta por uma palavra, para o subconsciente.

Em um experimento com 50 pessoas, o conteúdo de sugestão do áudio apareceu com sucesso nos sonhos. Se a palavra enviada fosse “tigre”, por exemplo, os usuários relataram sonhar com um tigre.

Você consegue imaginar pelo menos um potencial benefício e um potencial risco no uso dessa tecnologia?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você