A inteligência artificial (IA) vem crescendo gradativamente em diversas áreas, trazendo muitas oportunidades e inovações. Uma dessas áreas que vem aproveitando muito o potencial da inteligência artificial, é o marketing. No marketing, existem diversas tecnologias capazes de segmentar clientes, ter uma base sólida de dados e informações, mapear comportamentos e muito mais, coisas que em um passado próximo não era possível, mas atualmente é, graças a IA e outras tecnologias, que permitem que os profissionais tomem decisões estratégicas com mais assertividade.
Além disso, existem diversas áreas, ferramentas e metodologias que se aproveitam muito bem da IA. A mais utilizada é o machine learning (aprendizado de máquina) que é utilizada por meio dos algoritmos das redes sociais digitais. Essa tecnologia funciona de maneira intuitiva, na qual ela irá aprender padrões de consumo dos usuários e começará entregar conteúdos com base em comportamentos e hábitos.
O machine learning se encaixa em diversas ferramentas e estratégias de marketing, uma vez que essa tecnologia utiliza muito bem grandes quantidades de dados. Um exemplo prático de ferramenta é o próprio V-tracker (ferramenta de monitoramento) que utiliza essa tecnologia em seu motor semântico, possibilitando uma melhor precisão em suas coletas de dados. Como ponto positivo, os profissionais de marketing podem desenhar suas estratégias de forma mais assertiva, tomando decisões baseadas em dados.
Essas tecnologias, apesar de existirem há algum tempo, não são utilizadas por muitas empresas, que não conseguem implementá-las devido ao seu alto custo. Problema que pode ser resolvido com o tempo, que tende a baratear, e poderá trazer um grande leque de oportunidades para diversas empresas, podendo também abrir espaço para novas tecnologias capazes potencializar ainda mais as estratégias de marketing.