Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os 12 Especialistas do síndico do futuro

Os 12 Especialistas do síndico do futuro
Odirley Rocha
mar. 24 - 5 min de leitura
000

 

"O papel do CEO é o mesmo de um bom maestro. Ele não precisa saber tocar todos os instrumentos com maestria, mas precisa saber escolher quem toca para que haja harmonia."

João Appolinário - Fundador da Polishop

 

É com essa frase do grande Appolinário que eu começo este artigo.

 

Síndico, você é o CEO do seu condomínio. E como todo CEO, você precisa dar a direção, estar munido das informações corretas para tomar decisões, fazer com que o condomínio se valorize e continue sendo um local tranquilo para viver.

 

Foi pensando nisso, e depois de alguns estudos, que eu cheguei a conclusão de que o síndico do futuro precisará de 12 especialistas ao lado dele. Isso porque não é obrigação do síndico saber de tudo, mas ele precisa ter uma boa rede de apoio e saber onde consultar as informações, assim como nas empresas. Concorda?

 

Então, vamos conhecer quem são esses especialistas.

 

  1. Compliance: especialista em monitorar os contratos e os projetos do condomínio. Ele vai cuidar dos desvios de conduta e ajudar o condomínio a se tornar mais transparente.

  2. Direito condominial: essa já é uma realidade dentro de muitos condomínios, porém, no futuro, vejo que será apenas por demanda. Será de responsabilidade desse profissional acompanhar, mensalmente, todos os processos do condomínio.

  3. Profissional de segurança: responsável pela análise do risco, interna e externa, e pelos processos de entrada e saída do condomínio, como: portaria remota e sistemas eletrônicos, assim o ambiente estará mais seguro.

  4. Profissional de TI: com o advento do 5G, o IOT vai se tornar uma realidade nos condomínios. Cada vez mais teremos soluções integradas e informações online, seja nas áreas comuns ou até mesmo nos apartamentos. Esse profissional manterá as soluções conectadas e o condomínio mais eficiente.

  5. Engenheiro de manutenção: quais são as normas que o síndico precisa estar atento? Qual é a periodicidade de cada uma delas? É praticamente impossível saber todas. Para isso, é importante ter um profissional para ajudar mensalmente nessa demanda, trazendo segurança e acessibilidade ao condomínio.

  6. Administradora de condomínio: estima-se que mais de 80% dos síndicos do país são síndicos moradores. E para que eles administrem o condomínio de forma mais transparente, precisam entrar no mundo digital para acompanhar a administradora e os benefícios que ela traz.

  7. Mediador de conflitos: ajuda a resolver os problemas do dia a dia, como: brigas em relação a garagem, crianças, barulho...Com isso, o síndico não vai precisar se envolver com esses problemas e poderá focar no que realmente precisa.

  8. Educador físico: promove e organiza jogos com as crianças, exercícios com os idosos, torneios de futebol, voleibol e dinâmicas dentro do condomínio. Ele é o responsável pela integração dos moradores. 

  9. Consultoria de LGPD: ajuda o síndico com as informações sigilosas, como as orientações dos contratos, onde armazenar os dados com segurança e quem pode ter acesso a eles.

  10. Gestor de facilities: vai assessorar o síndico, principalmente em condomínios maiores, em relação ao trabalho das equipes, atividades, treinamentos e organização.

  11. Gestor de sustentabilidade: estamos vivendo um novo momento e para isso precisamos nos readequar. Esse profissional vai colocar o condomínio na rota de um possível desconto do IPTU verde, por exemplo, e vai promover ações sustentáveis nessa área tão importante para o mundo.

  12. Gestor de contrato de elevadores: o síndico consegue analisar uma proposta de manutenção de elevador? Avaliar se as peças realmente precisam ser trocadas? Ou definir que o contrato X é melhor que o contrato Y? Esse profissional vai surgir no mercado para cuidar da manutenção do elevador e garantir que o plano de ação seja executado, tornando o condomínio mais seguro e rentável.

 

Agora, você deve estar se perguntando: como eu, síndico, vou arrumar dinheiro para todas essas consultorias?

 

Minha dica é: comece agora mesmo! Contrate dois ou três especialistas por ano e faça com que eles estejam no seu condomínio, trazendo as informações necessárias para que você possa tomar as melhores decisões. 

 

À medida que você executa e mostra o trabalho sendo bem feito, não tenho dúvida nenhuma de que, no próximo ano, você poderá trazer mais dois ou três e assim por diante.

 

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a montar um time de especialistas mega power!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você