[ editar artigo]

PAPEÍS DO "PO" e SCRUM MASTER

PAPEÍS DO

A Transformação Digital trouxe a necessidade de revisão de #PAPÉIS e #RESPONSABILIDADES dentro do ambiente de #AGILIDADE na busca do pleno atingimento do Sucesso nos #OBJETIVOS Estratégicos das Organizações não somente no Brasil mas no Mundo.

Assim sendo, visando o lançamento e/ou aprimoramento de novos Produtos e/ou Serviços, sejam eles #DIGITAIS em seu contexto pleno ou não, deu-se a necessidade de validação do papel do Dono do Produto (PO - Product Owner) ou se preferirem Analista / Gerente de Negócio e do SCRUM Master (SM) dentro do projeto, em relação ao atingimento do Sucesso. Desta forma é possível validar se a "COISA" está sendo conduzida da "FORMA" correta ou desvios precisam ser corrigidos:

COISA ERRADA (Produto) + FORMA ERRADA (Processo) > Falha será Lenta deverá ser percebida mas correções não terão efeito sob o ponto de vista do Cliente ou Usuário.

COISA ERRADA (Produto) + FORMA CERTA (Processo) > Falha será Rápida deverá ser percebida mas correções ainda poderão ter algum efeito sob o ponto de vista do Cliente ou Usuário, mesmo embora o resultado final não mudará a percepção devido necessidade de revisão dos Objetivos do Produto ou Serviço.

COISA CERTA (Produto) + FORMA ERRADA (Processo) > Sucesso Rápido porém Insustentável do ponto de visto do fornecimento visto os Processos que sustentam o Produto e/ou Serviço precisam ser revistos pela Organização.

COISA CERTA (Produto) + FORMA CERTA (Processo) > Sucesso Duradouro ou Perene tanto do ponto de visto do fornecimento quanto dos Processos que sustentam o Produto e/ou Serviço pela Organização.

Em resumo, o Dono do Produto (PO - Product Owner) é o responsável por definir o que deverá ser feito em total alinhamento e Prioridade junto ao Negócio e/ou Mercado e o SCRUM Master (SM) é o responsável por garantir a Forma ou Maneira correta dentro do processo vigente de acordo com as necessidades da Organização, mantida a #CLAREZA ou #TRANSPARÊNCICA bem como a #FLEXIBILIDADE necessária nos tempos de Agilidade no cenário cada vez mais #VUCA e #BANI que se apresenta.

Consulte sempre uma #CONSULTORIA para melhor apoiar e desta forma #MITIGAR atrasos na evolução. 

#INOVAÇÃO #VUCA #BINA #TRANSFORMAÇÃODIGITAL #PCCONSULTANCY #AGILE #AGILECOACH #AGILETRANSFORMATION

WEB (Link): https://lnkd.in/d5xFDCxw

Futuro dos Negócios
PAULO CARMO
PAULO CARMO Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você