Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quais são as chances de ganhar mais do que os seus pais?

Quais são as chances de ganhar mais do que os seus pais?
Martha Gabriel
set. 22 - 2 min de leitura
000

 

Você já ouviu falar de CASTAS: grupos sociais ou sistemas rígidos de estratificação social de caráter hereditário? Ou seja, pessoas que nascem em um grupo social e não conseguem mudar para outro devido a restrições no sistema social, que podem ser tanto culturais (como na Índia, por exemplo) ou econômicas, com está acontecendo atualmente.

Por décadas, a maioria dos americanos foram capazes de subir a escada da economia ao ter rendimentos superiores a seus pais. Essa condição é conhecida por MOBILIDADE SOCIAL.

Para analisar a evolução desse processo, usando dados da Opportunity Insights, esse gráfico mostra a probabilidade de uma pessoa de 30 anos ter rendimentos superiores (eixo vertical) de acordo com o percentil dos rendimentos dos pais (eixo horizontal). O primeiro percentil representa a camada com as rendas mais baixas, enquanto o 99º percentil, as mais altas. Ao deslizarmos da esquerda para a direita, a porção de pessoas que ganham mais do que seus pais cai drasticamente.


Os DECLÍNIOS são vistos em todas as camadas, mas aqueles pertencentes à classe média (50º percentil) são os com maiores quedas. Desse modo, pessoas nascidas em 1980 têm apenas 45% de chance de ganhar mais que seus pais aos 30 anos. Enquanto os nascidos em 1940 tinham 93% de chance.

Essa condição que se estende além dos Estados Unidos tende a aumentar as diferenças sociais e diminuir as chances das pessoas de classes mais baixas progredirem durante a sua vida. Isso tende a gerar tensões sociais preocupantes, que discuto no meu livro “Você, Eu e os Robôs”.

✅ Para garantirmos a SUSTENTABILIDADE da HUMANIDADE, precisamos solucionar a questão de igualdade de ACESSO ÀS OPORTUNIDADES. Como estamos contribuindo para isso?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você