Você confiaria em um robô para realizar a tarefa de dar pontos de fechamento do corte no seu corpo em uma cirurgia? Pois é, talvez num futuro próximo será assim...
O Motion2Vec, um robô desenvolvido por uma da Universidade de Berkeley, aprendeu a suturar maratonando séries médicas - trata-se de um sistema de aprendizado semi-supervisionado de inteligência artificial capaz de imitar movimentos de inserção, extração e transferência de agulhas de um humano na hora de fechar um ponto cirúrgico.
A precisão do robô é de 85,5% no fechamento, com uma média de 0,94 cm de erro de posicionamento — portanto, ainda não dá para auxiliar uma equipe médica real. Mas vale lembrar que o sistema precisou de apenas 78 vídeos da base de dados JIGSAWS para aprender a técnica.
Esses sistemas tendem a aumentar a sua precisão ao longo do tempo, conforme continuam a aprender.... Portanto, devem melhorar cada vez mais.
✅ O que você pensa sobre isso? Nessa tarefa — sutura — quem tende a ter melhor performance: humanos ou robôs? Conta pra gente 😉
Veja mais detalhes no paper da pesquisa: https://sites.google.com/view/motion2vec