A consultoria Robert Half divulgou um relatório destacando 7 TENDÊNCIAS que refletem mudanças na relação entre empregado e empregador e devem definir o cenário nacional 🇧🇷 ainda em 2023:
✅ ESCASSEZ de trabalhadores QUALIFICADOS - a taxa de DESEMPREGO dos profissionais qualificados (a partir dos 25 anos, com ensino superior completo) foi de apenas 4,1% ao final do primeiro trimestre. O índice de desocupação geral da população, que inclui tb essa categoria de profissional, foi 2x maior — 8,8% no mesmo período.
✅ DIFICULDADE de fechar VAGAS - as empresas não conseguem preencher suas vagas com facilidade, pois esbarram no DÉFICIT PROFISSIONAL que o Brasil enfrenta, visto que o volume de formação de profissionais não é capaz de suprir as exigências do mercado na velocidade que ele exige.
✅ CANDIDATOS no COMANDO - A tendência é que a dificuldade no preenchimento das vagas se torne ainda maior, e uma das razões é a forte posição dos profissionais qualificados. Esses candidatos estão mais seguros em suas carreiras e têm mais clareza sobre seus objetivos profissionais.
✅ Menos apetite para MUDANÇAS - Em CONTEXTOS mais VOLÁTEIS, ao receber sondagens ou propostas, alguns candidatos podem dispensar a nova vaga de emprego e optar por continuar trabalhando com a antiga empresa.
✅ Mais oportunidades para EMPREGOS TEMPORÁRIOS - Apesar da incerteza econômica, 47% dos recrutadores afirmam contar com profissionais contratados por tempo determinado, e 40% dos profissionais alocados temporariamente nas empresas acreditam que terão mais oportunidades para atuar com projetos no próximo trimestre.
✅ “POP-UP CAMPUS” - A fim de amenizar os evidentes gargalos de qualificação com a capacitação interna de funcionários, as UNIVERSIDADES CORPORATIVAS estão em alta no mundo dos negócios.
✅ Foco em IDENTIDADE e VALORES - Para muito além da alta remuneração e dos benefícios atrativos, os candidatos escolherão companhias por suas identidades e valores.
⁉️ Preparados?