De acordo com estudo do LinkedIn com 31 mil pessoas em 31 países, os trabalhadores estão usando IA GENERATIVA de forma MASSIVA e não estão se importando se os GESTORES e as EMPRESAS estão ou não CONFORTÁVEIS com ISSO.
📍 O estudo aponta que:
✅ 75% dos TRABALHADORES INTELECTUAIS ouvidos, IA no TRABALHO já é uma realidade – no Brasil o índice sobe para 83%. A principal razão para isso é o RITMO e o VOLUME de TRABALHO EXCESSIVO , e a IA os ajuda a economizar TEMPO para se dedicar em atividades mais RELEVANTES .
✅ Para 79% dos LÍDERES GLOBAIS (e 87% dos brasileiros), a adoção de IA é importante para manter a COMPETITIVIDADE, mas 59% se preocupam em QUANTIFICAR esses ganhos. Além disso, 60% dizem que as EMPRESAS CARECEM de VISÃO e plano de IMPLEMENTAÇÃO da tecnologia. No Brasil esta afirmação se aplica a 51%.
✅ A pressão por RETORNO SOBRE o INVESTIMENTO está FAZENDO com que os trabalhadores tomem suas próprias iniciativas para o uso de IA. No Brasil, 74% afirmam que trazem as PRÓPRIAS FERRAMENTAS para o trabalho.Isso pode acarretar em implicações de segurança da informação.
📍 O estudo classifica os usuários de IA em tipos que vão de CÉTICOS, que raramente usam a IA, até avançados (ou EXPERTS), que a utilizam extensivamente.
✅ Os mais AVANÇADOS reorientam dias de trabalho REIMAGINANDO PROCESSOS de NEGÓCIOS e economizando mais de 30 minutos por dia.
✅ Mais de 90% dos EXPERTS em IA dizem que estão conseguindo GERENCIAR melhor a carga de trabalho, mas não estão fazendo isso por conta própria. 61% deles são mais propensos em OUVIR de um CEO sobre a importância de usar IA generativa no trabalho – no Brasil essa porcentagem é superior a 75%. 53% são mais propensos a receber INCENTIVO da LIDERANÇA.
⁉️ E você? De 0 (não usa) a 10 (usa mais de 3horas por dia), quanto a IA está presente no seu trabalho?