[ editar artigo]

Você está preparado para a chegada dos robôs nos condomínios?

Você está preparado para a chegada dos robôs nos condomínios?

A primeira vez que ouvimos falar de um robô na ficção foi em 1927, em uma grande obra científica sobre o tema, o filme Metrópolis. Ele era um sósia de uma camponesa, que vivia no ano de 2026.

Muito se fala na tecnologia que os robôs irão substituir muitos empregos de hoje, porém, pouco se fala na experiência do usuário, e é isso que acredito que vai impulsionar ou não a entrada desta tecnologia no nosso mercado. 

Como assim experiência do usuário?

Qual é a sua experiência hoje no controle da água do seu condomínio?

Qual é a sua experiência hoje no controle e economia de iluminação do seu condomínio?

Qual é a sua experiência hoje no controle de acesso da portaria do seu condomínio?

Qual é a sua experiência hoje no controle de manutenções preventivas do seu condomínio?

Quando você tem uma experiência negativa com algo e surge uma solução que mostra que você pode ir além, que dá pra ser mais fácil, que pode ser menos traumático e mais seguro, você passa a encarar diferente aquela situação. Com tantas possibilidades positivas, a experiência se transforma em engajamento e, logo em seguida, se torna algo normal para você.

Daí você se pergunta, como eu vivia sem essa experiência antes?

Vamos lá: 

1 - Você gasta muito com a água do seu condomínio?

Imagine que você terá um software de gestão que quando houver algum vazamento, ele gera um alerta para o aplicativo, possibilitando que você já acione a manutenção do condomínio. Junto disso, você poderá ajustar o limite de gasto de água e quando chegar em torno de 70%, ele também irá gerar um alerta para você. Imagine que se alguém sabotar o medidor, o software também poderá te informar. Quantos problemas você como síndico deixaria de ter?

2 - Não consegue diminuir os custos da energia do seu condomínio? 

Estamos entrando numa nova era da energia, com muitas opções, como por exemplo: a tinta utilizada na pintura do seu condomínio vai gerar energia elétrica, a nova tecnologia OPV (Organic Photovoltaics) que pode ser instalada nas janelas do condomínio, as placas de energia solar e a energia eólica. Os módulos de automação (IoT), também auxiliam na gestão dentro do condomínio, onde você pode controlar a luz da quadra e permitir que seu funcionamento seja de acordo com os horários aprovados no regimento interno. Todas essas tecnologias podem estar em um aplicativo onde você irá monitorar todas informações em tempo real.

3 - Quantas confusões acontecem no seu condomínio devido a falta de controle na portaria?

Com a solução de portaria remota, todos os registros de entradas e saídas do condomínio ficam armazenados. Você terá os áudios, imagens e eventos para poder, quando necessário, advertir os moradores que não cumprem o regimento interno. Quando a inteligência da portaria remota entra no seu condomínio, o síndico passa a ter as informações corretas e pode orientar para que seja cumprido o regimento interno. Seus visitantes não precisam mais esperar o atendimento na frente do condomínio correndo riscos desnecessários. Basta o morador enviar um convite de QR Code para eles entrarem sem precisar tocar o interfone e ao mesmo tempo, morador que convidou, recebe uma notificação informando que seu convidado acabou de entrar. O morador também pode fazer o controle dos acessos de sua diarista através do aplicativo da empresa de portaria remota, conseguindo visualizar os horários de entrada e saída. A implantação da portaria remota deixa o condomínio mais seguro e muito mais tranquilo.

4 - Como são feitas as manutenções em seu condomínio?

Muitas vezes dependemos de planilhas para acompanhar as datas, porém, hoje já existem softwares que nos alertam das manutenções preventivas, corretivas e preditivas. Imagine você receber no seu aplicativo, uma notificação que no próximo mês precisa ser feita a limpeza da caixa d'água ou que a correia do elevador está gasta e não poderá esperar a manutenção preventiva. Neste último caso, estamos falando da manutenção preditiva. Sensacional! Estamos entrando numa nova era de controle e gestão nos nossos condomínios.

Você está preparado para receber um robô vigilante? Se seu condomínio é horizontal, você compraria um robô vigilante para ele fazer rondas 24 horas, relatando invasões, não conformidades pré-estabelecidas? Esta possibilidade já existe e a empresa se chama SMP Robotics.

Você está preparado para receber um robô que limpa o seu condomínio? Veja a Somatic, empresa americana que está oferecendo robôs que fazem a limpeza de empreendimentos comerciais e condomínios residenciais.

Essas foram algumas áreas que mudarão o dia a dia do nosso condomínio. E a pergunta é:  Quando Odirley? Veja só isso:

“Para o conhecimento da humanidade dobrar pela primeira vez foram necessários 1.500 anos. A segunda vez que o conhecimento dobrou foi em 1.750, levando portanto 250 anos para isso. O ritmo foi acelerado de forma que, em 1.900, o conhecimento humano dobra aproximadamente a cada 100 anos, e no final da 2ª Guerra Mundial, passou a dobrar já a cada 25 anos. Hoje, estima-se que o conhecimento humano dobre a cada ano.” Fonte: Eu, você e os Robôs - Martha Gabriel.

Portanto, é necessário nos preparamos para as mudanças que acontecerão em nossos condomínios e em nossas vidas.


 

Futuro dos Negócios
Odirley Rocha
Odirley Rocha Seguir

Formado em Eletrotécnica e Eletrônica e com MBA em Gestão da Segurança Empresarial, no mercado de Segurança há 22 anos. Em 2019, somou mais 61 palestras, além de entrevistas para veículos importantes da área de segurança condominial e IoT.

Ler conteúdo completo
Indicados para você