Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

1999 - O 13o Andar

1999 - O 13o Andar
Martha Gabriel
out. 24 - 2 min de leitura
000

 

Indicado como melhor filme de ficção científica no prêmio Saturn Award for Best Science Fiction Film, The Thirteenth Floor perdeu para Matrix, que foi lançado no mesmo ano. Da mesma forma que uma década depois os filmes AvatarGamer e The Surrogates foram lançados muito próximos uns dos outros e discutem o tema “avatar” quase que simultaneamente, o mesmo acontece aqui com The Matrix e The Thirteenth Floor – o foco é a reflexão sobre a simulação computacional do mundo e das pessoas. Talvez, as principais influências para essa preocupação na virada do século tenha sido o início da aceleração tecnológica, avanço da internet e mapeamento do Genoma humano.

Além da abordagem bastante interessante sobre realidade virtual e simulação computacional que esse filme traz, ele apresenta também discussões relevantes sobre 1) vício em tecnologia e as suas consequências e, 2) existência de universos paralelos computacionalmente simulados. Outra questão interessante que permeia o enredo (e que está intimamente presente no atual Westworld) é a da consciência dos seres computacionais e a nossa própria consciência humana -- aqui, programas de computador, software, não sabem que são simulações e pensam que são seres humanos. No caso de Westworld, isso acontece com os robôs (hardware e software). Isso nos leva a refletir e ponderar sobre a nossa própria existência e o que é ser genuinamente humano.

O início da intensificação do processo de mudança do código do mundo (de analógico para cada vez mais digital) na virada do século provavelmente foi o gatilho para imaginarmos as possibilidades decorrentes dessa transformação que estávamos começando a viver e que se faz cada vez mais presente hoje.

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você