Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

2007 - Duro de Matar 4.0

2007 - Duro de Matar 4.0
Martha Gabriel
out. 25 - 1 min de leitura
000

 

Levantando questões sobre a vulnerabilidade do mundo, conforme tudo passa a ser controlado cada vez mais por sistemas computacionais – governo, mercado financeiro, energia, etc. --, esse quarto filme da sequência “Duro de Matar” traz como reflexão central o ciberterrorismo e a segurança digital.

O filme foi baseado no artigo de John Carlin para a revista Wired, “A Farewell to Arms” (https://www.wired.com/1997/05/netizen-2/) de 1997, que defende que as armas de terrorismo da nova era são digitais, e que os Estados Unidos não estavam preparados para se defender nesse contexto.

A narrativa do filme apresenta discussões interessantes sobre o poder e importância dos hackers na nova ordem social e a mudança do polo de controle para aqueles que dominam códigos de programação. O filme aborda pontualmente também o poder da criação de simulações computacionais na mídia como instrumento de manipulação.

A temática central de controle do mundo por sistemas computacionais será tratada também no filme Eagle Eye no ano seguinte, 2008, mas sob outro ângulo – o da autoconsciência em computadores.

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você