Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

2014 - Citizen Four

2014 - Citizen Four
Martha Gabriel
nov. 8 - 1 min de leitura
000

 

Enquanto em We Steal Secrets (documentário, 2013) e The Fifth State (filme, 2013) é retratada a trajetória do Wikileaks e de seu fundador, Julian Assange, o documentário Citizen Four relata a publicação de informações de vigilância global da NSA (agência de segurança nacional dos Estados Unidos), protagonizada por Edward Snowden em junho de 2013. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden]

As tecnologias digitais têm propiciado novas formas de se monitorar e propagar informações, potencializando ambos os processos. Nesse contexto, discussões sobre o equilíbrio entre segurança & privacidade tornam-se cada vez mais necessárias na busca de garantir a ética e os direitos individuais das pessoas. O assunto é bastante complexo, pois, o ato de se revelar uma informação, tornando-a pública, pode, ao mesmo tempo, atender (transparência) e comprometer (privacidade) os direitos dos indivíduos/cidadãos. Nesse sentido, esse documentário, e as demais obras sobre o tema, são instrumentos valiosos para a compreensão das transformações no mundo por meio das tecnologias digitais, para que possamos discutir amplamente os caminhos éticos que desejamos e precisamos construir para o futuro.

Em 2016 foi lançado outro filme sobre o assunto, “Snowden”, e provavelmente, veremos surgir cada vez mais obras discutindo tópicos relacionados com as questões éticas relacionadas à utilização das tecnologias digitais.

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

 

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você