Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

2016 - Morgan

2016 - Morgan
Martha Gabriel
nov. 8 - 2 min de leitura
000

 

Morgan, como vários outros filmes e séries, explora os limites entre homem e máquina, levantando questionamentos sobre poder, ética, essência humana, ordem social, livre arbítrio, brincar de Deus, etc. A narrativa dialoga com 2001 Space Odyssey (filme, 1968), I, Robot (filme, 2004), Transcendence (filme, 2014), Automata (filme, 2014), Her (filme, 2013), ex-Machina (filme, 2015), Westworld (série, 2016), entre outros.

As reflexões que o filme apresenta sobre como convivemos com robôs humanoides é bastante rica – O fato de um robô “parecer” humano afeta a nossa percepção sobre a sua condição computacional? Todos os robôs são iguais, ou cada um desenvolverá sua própria identidade, assim como acontece com o ser humano ao longo da vida? Se o robô adquire consciência, no que ele se diferencia de um humano? Vida gerada vs criada – diferenças e consequências? Futuro tecnológico utópico ou distópico? Esperança ou terror? Ou um pouco de cada?

A questão da “moral’’ da inteligência artificial, que o filme também aborda (quando Morgan passa a decidir o que fazer, baseada na moral humana, mas interpretando-a de forma diferente), tem ressonância com o tema central da 3a temporada de The 100 (série, 2014), discutindo uma guerra entre duas inteligências artificias, misturadas com consciências humanas. Apesar dessa série (The 100) ter limitações de qualidade (em minha opinião), os argumentos que traz são bastante interessantes para refletir sobre o mundo digital – transferência de consciência humana para o computador, mistura de códigos genético humano e binário computacional, moral da IA, distopia pós IA, etc.

Um fato interessante sobre Morgan é que uma das suas versões de trailer foi desenvolvida pelo Watson, o sistema inteligência artificial da IBM. Enquanto um trailer criado por humanos leva de 10 a 30 dias, o Watson precisou apenas de 24h. Compare as versões:

Trailer oficial: 

Versão criada pelo Watson em 24 horas:

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você