[ editar artigo]

Como Blockchain pode ajudar o RFID?

Como Blockchain pode ajudar o RFID?

Uma pausa pra respirar e seguimos com a série sobre Blockchain. Neste terceiro artigo, vou mostrar como podemos integrar a tecnologia de RFID e Blockchain tanto na indústria quanto na logística para agilizar e dar ainda mais confiança aos processos envolvidos. Podemos dizer que este post é uma continuação e um leve aprofundamento do post anterior.

O RFID é uma tecnologia já antiga. Foi desenvolvida e patenteada no início dos anos 70 e ganhou mais notoriedade nos anos 90. A ideia a partir daí era substituir o código de barras por uma etiqueta que pudesse ser lida por radiofrequência a uma certa distância.

Conjunto PC / Leitor / Antena / Tag (etiqueta) RFID
(
Fonte: https://www.epc-rfid.info/rfid)


Ainda que nos dias de hoje o RFID não tenha substituído completamente o código de barras, ele com certeza tem sido utilizado para agilizar e informatizar processos industriais e logísticos. É possível, por exemplo, criar um portal (com antenas) de leitura na linha de produção de uma fábrica em que caixas com etiquetas RFID passam ao centro e são identificadas sem intervenção humana. Um processo produtivo pode ser controlado dessa maneira. O mesmo acontece na cadeia logística. Toda vez que uma etiqueta de RFID é lida, as informações locais do leitor como data e hora, localização, operador atual etc. podem ser atualizadas em um banco de dados, mostrando o status atual de uma mercadoria, por exemplo.

Portal RFID em uma fábrica de papel
(Fonte: 
https://brasil.rfidjournal.com/noticias/vision?18747)


Uma oportunidade que surge com a tecnologia de Blockchain é basicamente substituir (ou agregar) os bancos de dados por um sistema com Blockchain. Dessa maneira, cada leitura de uma etiqueta seria escrita de maneira descentralizada, segura e imutável na Blockchain, conferindo uma transparência e uma segurança muito interessantes. Se as empresas e agentes da cadeia logística optarem por redes de Blockchain públicas, como a Ethereum, é possível reduzir custos com manutenção e infraestrutura, tornando a opção ainda mais viável.

 

 

 

Futuro dos Negócios
Anderson Felippe
Anderson Felippe Seguir

Engenheiro sênior atuando na área de desenvolvimento de sistemas embarcados e soluções em IoT para mineração na Bosch Integrated Solutions Brazil. Mestrando na área de Blockchain e buscando compreender como ela pode ajudar a moldar o nosso futuro.

Ler matéria completa
Indicados para você