Você já parou para pensar que hoje podemos usar a conectividade para monitorar os sistemas hidráulicos industriais, através de ferramentas da industria 4.0 temos a oportunidade de fazer uma contagem de particulado verificar a umidade presente no óleo, e até definir qual a liga metálica que esta mais presente em nosso sistema.
75% das falhas em sistemas hidráulicos e de lubrificação são causados por excesso de contaminação, as partículas de sujeira podem fazer com que máquinas caras e grandes falhem.
Podemos utilizar estes sensores das seguintes formas: Diretamente na linha de pressão do sistema, ou fazendo uma derivação e utilizando uma bomba secundaria. Hoje já podemos contar com sensores IOLink e podemos ter também as informações na palma da mão por meio da conectividade com celulares.
Com o uso destas tecnologias a nosso favor, podemos fazer uma manutenção mais precisa, evitando assim de ter o equipamento por horas parado, e até ter prejuízos com peças caras danificadas pelas partículas sólidas.
Esta tecnologia pode ser implementada nos sistemas hidráulicos dos mais variados tipos, já podemos presenciar aplicações até em tratores e colhedoras.
Vamos usar a tecnologia a nosso favor.
Contem comigo!