[ editar artigo]

O que uma indústria precisa para começar a inovar?

O que uma indústria precisa para começar a inovar?

O assunto de hoje aqui na comunidade é para dar sequência ao anterior, que te ajudava a identificar se uma indústria está ou não orientada para a mudança. Neste texto, vou explicar um pouco melhor o que uma indústria que ainda não está investindo em tecnologia e inovação pode começar a fazer para ter melhorias na sua produtividade, na gestão e no faturamento também. 

 

Abra um canal para ouvir os seus colaboradores. Eles certamente podem ter boas ideias para melhorar pequenos detalhes que passam despercebido na gestão, mas que podem resolver um problema grande. É claro que essa decisão não pode ser feita simplesmente com a divulgação de um e-mail ou de uma caixa de mensagens onde os colaboradores deixarão suas ideias. É importante que a gestão da empresa direcione um canal onde os colaboradores também possam ser reconhecidos pelas boas ideias. 

 

Fazendo isso, você descobrirá pessoas que naturalmente estão orientadas a terem boas ideias, com vontade de melhorar algo. É nessas pessoas que você deve investir em capacitação, garantindo que o colaborador esteja disposto a sugerir melhorias tenha o conhecimento para chegar nas melhores ideias.

 

Eu reuni 7 dicas importantes para implementar uma Indústria 4.0 Humanizada e sempre falo sobre elas em meus cursos e palestras. Para potencializar seus resultados através da indústria 4.0, a dica número 5 é bem apropriada:

 

Dica#5 – “Faça a inclusão tecnológica com as pessoas da sua equipe!”

 

Uma forma de fazer isso é dar acesso à essas tecnologias, faça um pequeno laboratório para que as pessoas possam ter o contato com as tecnologias, se não der, visite laboratórios de empresas fornecedoras de tecnologias, ou ainda participe com sua equipe de feiras e exposições de tecnologia, esse contato e acesso às tecnologias é fundamental para o estímulo à criatividade e testar soluções.

 

Enfim essas são duas formas para dar início aos trabalhos da Indústria 4.0 em seu ambiente de trabalho, dificuldades certamente existirão, e eu posso tentar te ajudar a superá-las, mas com certeza o mais importante de tudo é começar!

 

Veja outros posts relacionados:

Como descobrir se a indústria que você trabalha precisa de inovação?

O Trabalho Ressignificado na Indústria do Amanhã

Porque e como fazer network na indústria.

 



 

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você