[ editar artigo]

O trabalho ressignificado na indústria do amanhã

O trabalho ressignificado na indústria do amanhã

Este grupo, dentro da comunidade Futuro dos Negócios, veio com uma proposta de criar conteúdo relevante, de forma colaborativa, sobre a indústria do amanhã. Eu percebo que este “amanhã” está cada vez mais próximo da nossa realidade. As mudanças estão acontecendo em uma velocidade bem difícil de acompanhar, e a forma como lidamos com o trabalho tem a capacidade de criar novos significados. 

 

No dia 1º de maio, comemoramos o dia do trabalho, uma comemoração mundialmente conhecida. É curioso pensarmos que este dia foi instituído como dia do trabalho em um contexto de homenagem ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve com objetivo de melhores condições de trabalho aconteceu em Chicago. Nas manifestações, um dos objetivos era justamente diminuir a jornada de trabalho, que chegava a 17h, para 8. Vale relembrar que o contexto de 1886 era da primeira revolução industrial. 

 

Hoje, temos uma nova revolução acontecendo diante de nossos olhos, durante nossos expedientes. Estão dizendo de uma divisão de tempo entre pré-pandemia e o mundo pós-pandemia. Com certeza teremos novas mudanças nas relações de trabalho. 

 

A palavra trabalho nos acompanha desde as primeiras revoluções industriais e que hoje tem um significado ainda mais poderoso: de sobrevivência e de cooperação.

 

Ao mesmo tempo, é possível ver a modernização das relações de trabalho e as evoluções das indústrias. A tecnologia avança para nos dar mais humanidade. É isto que eu acredito e este futuro que buscamos com inovação na indústria e no trabalho. Gostaria de agradecer a todos que acreditam nessa mudança. Feliz dia do trabalho!

 

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler matéria completa
Indicados para você