[ editar artigo]

Oportunidades de Trabalho para Indústria 4.0

Oportunidades de Trabalho para Indústria 4.0

TODAS as Revoluções Industriais trouxeram consigo oportunidades de trabalho!

Na Quarta Revolução Industrial não será diferente, temos diversas oportunidades de trabalho em vários setores da sociedade. Mas não é simplesmente ir à uma agência de emprego e preencher uma ficha para tentar uma entrevista e recolocação nas oportunidades da Indústria 4.0!

Você tem que fazer mais!!!

Para encontrar a sonhada posição de trabalho na Indústria 4.0, capacitação é fundamental, parece óbvio, contudo não é essa busca que vemos por aí. Por mais que o mercado esteja avisando que é primordial ter a qualificação técnica e de gestão nos temas da indústria 4.0, temos que admitir que há uma falta de iniciativa por parte de quem pode fazer a diferença. Isso me faz lembrar o trecho do filme do Titanic que os violinistas continuam firmes tocando seus acordes enquanto o navio naufraga.

Ficar parado não é uma opção, temos que buscar nosso desenvolvimento 

Novas vagas de trabalho estão surgindo de forma crescente e quem conhece as novas tecnologias habilitadoras e conseguem explorar ao máximo os milhões de gigabytes de dados, serão os que ficarão com essas vagas. 

Oportunidades não faltarão, apenas nos Estados Unidos, a previsão é de que pelo menos 2,4 milhões de vagas não sejam preenchidas por profissionais com formação adequada. No Brasil não é diferente. Segundo relatório do Senai de 2019, será necessária a qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores para atividades industriais centradas na tecnologia até 2023.

Os profissionais do futuro devem, possuir as competências, de pensamento crítico, de fácil adaptação às mudanças, e ainda, de buscar sempre a alta performance.

Você precisa conhecer um pouco de tudo, isso é, ser multidisciplinar, esse novo mundo não é mais para especialistas que focam apenas em uma disciplina, é importante ter clareza dos conceitos de várias disciplinas, sabendo acionar no devido tempo o recurso correto que possui maior facilidade em determinado tema.

Trabalhar de forma colaborativa é fundamental para que as equipes sejam mais fortes e que a soma de diversas competências possa ser ferramentas para a entrega de projetos 4.0.

Como vimos as oportunidades na Quarta Revolução Industrial serão muitas e você pode beneficiar disso desde já, para isso busque conteúdo de qualidade em blogs, comunidades, canais na internet, tem muita gente disposta em compartilhar conteúdo e informação gratuita sobre o tema.

E se você já teve alguma experiência para compartilhar comigo sobre as tecnologias da Indústria 4.0, por favor deixe seu comentário, ou melhor, escreva também um post aqui na nossa comunidade.

 

 

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler matéria completa
Indicados para você