Com a contínua transformação do ambiente de trabalho em função da tecnologia e mudança de comportamentos e expectativas pós pandemia, o cenário de gestão de pessoas nas empresas está cada vez mais complexo.
👆🏻 Por um lado, vemos a discussão em torno da qualidade e do equilíbrio da vida pessoal e profissional, levando a movimentos como o Quiet Quitting, que discutimos anteriormente por aqui. Por outro lado, a necessidade de conseguir contratar e engajar os perfis profissionais motivados e preparados.
⁉️ Nesse contexto em que experimentando uma grande movimentação no mercado de trabalho, como os profissionais estão se realocando?
📍 Globalmente, apenas 35% daqueles que saíram de seus empregos nos últimos 2 anos VOLTARAM para um emprego na MESMA INDÚSTRIA.
📍 De acordo com pesquisa global do McKinsey & Company, os SETORES com maiores taxas de colaboradores que NÃO VOLTAM para a mesma indústria são:
✅ 76% Consumo/Varejo
✅ 72% Setor público/sem fins lucrativos
✅ 65% Financeiro e seguros
✅ 64% Industrial
✅ 55% Viagem, Transporte e Logística
✅ 55% Tecnologia, Mídia e Comunicações
✅ 54% Saúde e Farmaceutica
✅ 54% Educação
👆🏻 Isso tem causado dificuldades nesses segmentos, pois a escassez da disponibilidade de profissionais qualificados nessas aéreas tem afetado o funcionamento de toda a cadeia produtiva, como testemunhamos recentemente com o caos nos aeroportos europeus em junho/julho desse ano.