LEALDADE do consumidor é um tesouro para as marcas, pois além de contribuir para o aumento do LTV (life time value), favorece também, entre outras coisas, o MARKETING DE INFLUÊNCIA por meio de recomendações e validações.
⁉️ Nesse sentido, quais gerações são mais leais às marcas?
📍 De acordo com pesquisa do Cheetah Digital com mais de 5.404 consumidores:
✅ os Baby Boomers são os MENOS LEAIS às marcas: cerca de 36% deles ao redor do mundo concordam que não são leais a nenhuma marca em particular — apenas 22% da Geração Z concordam com esse sentimento;
✅ a Geração Z (64%), Millennials (60%) e Geração X (61%) concordam que SÃO LEAIS a algumas marcas e PAGARIAM MAIS para comprar delas, — enquanto menos de 47% dos Boomers concordam.
👆🏻 O que torna os consumidores leais?
✅ A QUALIDADE é a principal característica apontada;
✅ Marcas que tentam construir um RELACIONAMENTO também são bem vistas;
✅ Outros fatores citados pelas gerações mais jovens são PROGRAMAS de FIDELIDADE, PERSONALIZAÇÃO e ENTENDER a necessidade do consumidor;
⁉️ E os canais/mídias?
✅ o E-MAIL ainda é uma ferramenta poderosa, tendo gerado pelo menos uma venda no último ano para 59% dos Bommers, 52% dos Gen X, 47% dos Millennials e 39% dos Gen Z;
✅ Em contraste, uma proporção maior dos Gen Z (51%) e dos Millennials (53%) fizeram uma compra devido algum post em REDE SOCIAL. Essa taxa cai para 23% com os Boomers e 39% com os Gen X;
✅ Já o SMS foi efetivo para 29% dos Millennials e apenas 16% dos Boomers.