Recentemente, apresentei neste blog, o primeiro post de uma série de casos específicos de aplicações da IA em empresas, foi sobre a Finesse na área de moda. Neste post, apresento resumidamente o caso da Unilever que utilizou a IA no apoio ao recrutamento de pessoal, em recursos humanos.
Vejamos o contexto, problema da Unilever e solução adotada pela empresa.
Contexto e Problema
Imagine a infraestrutura de suporte ao RH necessária para uma empresa com 170.000 funcionários, operando em 190 países.
Recrutar mais de 30.000 pessoas por ano a partir de ~= 1,8 milhão de solicitações de emprego requer muito de tempo e recursos.
Solução adotada para reduzir tempo e custo de contratação
A Unilever em parceria com a Pymetrics, criou uma plataforma online que permite que os candidatos sejam avaliados inicialmente em suas próprias casas, em frente à tela do computador ou do celular.
Primeiro, são convidados a jogar jogos que testam sua aptidão, lógica, raciocínio e apetite pelo risco. Os algoritmos de IA avaliam a adequação para a função para a qual se candidataram, comparando seus perfis com os de funcionários anteriormente bem-sucedidos.
A segunda etapa envolve o envio de uma entrevista em vídeo. O algoritmo examina os vídeos dos candidatos que responderam a perguntas por cerca de 30 minutos e, analisando a fala e a linguagem corporal, determina quem é mais adequado.
A chefe de RH da Unilever, disse que cerca de 70.000 horas-pessoa de entrevista e avaliação de candidatos foram cortadas, graças ao sistema de triagem automatizado.
Referências
- The Amazing Ways How Unilever Uses Artificial Intelligence To Recruit & Train Thousands Of Employees (BernardMarr)
- Unilever case Study | HR case Study | Unilever Recruitment | AI in HR | Artificial Intelligence (Youtube)
Artigos relacionados