Enquanto os consumidores lutam com as incertezas da crise, o seu comportamento de consumo se torna mais errático. O que é claro, no entanto, é que eles reduziram os seus gastos em todos os produtos e serviços não essenciais.
Um estudo da McKinsey mostra esse efeito conforme cada país se move de forma distinta na evolução da curva da Covid-19 — podemos ver na imagem o reflexo no nível de otimismo, o que por sua vez gera mais consumo.
Na Índia, por exemplo, os consumidores estão demonstrando altos níveis de otimismo, com mais planos de gastos familiares – uma tendência vista também na China, Indonésia e Nigéria.
Os americanos estão mais otimistas do que os europeus, com 37% deles acreditando que o país se recuperará economicamente em 2 ou 3 meses.
O Brasil e Portugal estão entre os países com baixo nível de otimismo no momento, mas que, ao contrário dos demais países nessa situação, possuem planos de consumo com gastos familiares.
E você? Qual o seu nível de otimismo no momento?