[ editar artigo]

2002 - S1m0ne

2002 - S1m0ne

 

Simone, nome da protagonista do filme, é a abreviação de SIMulation ONE -- uma atriz criada por sistema de computador que atua com uma performance tão boa, que o mundo acredita que ela realmente existe. As tecnologias apresentadas -- simulação computacional, chroma key, holografia, vírus computacional -- são o pano de fundo que estrutura as reflexões principais do enredo: percepção, verdade ou mentira, natural ou artificial, homem vs computador, homem & computador, ética, criador vs criatura, simulações e simulacros tecnológicos. O filme é a versão moderna digital da mitologia grega de Pigmaleão temperada pelas reflexões de Simulacros e Simulação de Jean Baudrillard.

Pigmaleão, como descrito pelo poeta romano Ovídeo (Metamorfoses), era um rei de Chipre, que se apaixonou pela estátua que esculpiu quando tentava reproduzir a mulher ideal, e ela, então, ganhou vida. Essa ideia inspirou diversas obras, como a pintura de Jean-Léon Gérôme, Pygmalion and Galatea (1890, acervo do Metropolitan de NYC), a peça (1913) e o filme (1938) Pigmaleão de Bernard Shaw no início do século XX, culminando na sua aclamada adaptação, o musical My Fair Lady, que foi lançado na Broadway em 1956 e no cinema em 1964.

Baudrillard, por sua vez, em Simulacros e Simulação (1981) defende que a proliferação de imagens na sociedade está substituindo toda a realidade e significado por símbolos e signos, e que a experiência humana é uma simulação da realidade. Simulacros são cópias que representam coisas que nunca existiram ou que não existem mais na realidade. Simulação é a imitação de algo ou processo existente no mundo.

Esse foi um dos filmes precursores na discussão de um tema bastante em voga hoje: o amor por computadores, sistemas e dispositivos pessoais. Martin Lindstrom, em seu artigo de 2011 (http://www.nytimes.com/2011/10/01/opinion/you-love-your-iphone-literally.html), traz a provocação que argumenta que literalmente passamos a amar nossos iPhones. Posteriormente, o filme Her (2013) retoma essa temática, que promete ser uma das questões humanas mais discutidas nas próximas décadas, conforme computadores e assistente pessoais passem a popular cada ver mais nossas vidas, tornando-se nossos companheiros inseparáveis.

Outro questionamento importante levantado em SimOne é referente à relação tensa entre criador e criatura, quando a criatura ganha relevância maior que o criador. Essa característica é mais forte nos ambientes digitais, pois seres digitais têm a facilidade da propagação e simulação. Esse mesmo tema, associado com alienação popular midiática, é retomado no episódio 3 da 2a temporada de Black Mirror (2013) -- Waldo.

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

Futuro dos Negócios
Ler matéria completa
Indicados para você