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People Analytics: a tecnologia no processo de gestão de pessoas

People Analytics: a tecnologia no processo de gestão de pessoas
Roberto Bezerra Nobrega
abr. 3 - 3 min de leitura
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Segundo o Portal SBDC (2017), o People Analytics é a análise de dados aplicada à Gestão de Pessoas que surgiu com a evolução tecnológica, se transformando na mais importante ferramenta para melhoraria da qualidade da tomada de decisão sobre o capital humano, o qual passou a capturar a atenção de profissionais do setor, de líderes empresariais e da comunidade acadêmica. O People Analytics surgiu a partir da fusão da prática da mensuração, habitualmente realizada na área de Recursos Humanos, com a inovação tecnológica, mediante a necessidade de busca por competência em análise de pessoas e por tornar o Setor de RH estratégico (SBDC, 2017).

Através da análise de dados a área de Recursos Humanos pôde realizar desde reportes básicos, informando dados históricos e demográficos levantados em contagens básicas, até atingir o nível de modelagem, onde os dados coletados e indicadores calculados poderão ser utilizados para realização de previsões e planejamento de cenários futuros, a partir da aplicabilidade de técnicas e ferramentas tecnológicas específicas (SBDC, 2017).

O People Analytics pode ser definido como uma área do RH de prática, pesquisa e inovação da Gestão de Pessoas relacionada ao uso de tecnologias da informação, análise descritiva e preditiva de dados e ferramentas de visualização para gerar insights acionáveis sobre a dinâmica do trabalho, capital humano, desempenho individual e de equipes. Os insights serão estratégicas para otimização de processos e ações, gerando resultados para a organização e experiências para os seus colaboradores (TURSUNBAYEVA; DI LAURO; PAGLIARI, 2018).

Segundo o Portal PwC Brasil[1]  em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em pesquisa publicada na segunda edição do editorial “Práticas de People Analytics nas Organizações Brasileiras”, até o ano de 2016 apenas 17% das organizações nacionais utilizavam as informações de People Analytics na tomada de decisões estratégicas e de planejamento futuro das empresas. Assim, para a grande maioria (58% das empresas respondentes), o People Analytics era pouco utilizado para a tomada de decisões ou para a base de decisões circunscritas à área de RH.

Sendo assim observa-se um longo caminho a ser percorrido pelos profissionais de gestão de pessoas e a oportunidade de inserir a tecnologia em um ambiente que sempre ficou observando a evolução dos processos de produção à distância.

 


[1] Portal PwC Brasil (2016), Sala de imprensa – Artigo: “People Analytics: um novo olhar”, de Rachel Malva,  Gerente de People & Organization. Disponível em: < https://www.pwc.com.br/>.

 

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