Atualmente, o mercado tem ampliado as soluções que utilizam reconhecimento facial para identificar pessoas em diversos lugares como: aeroportos, estações de metrô e lojas. A inteligência artificial é capaz de analisar uma imagem e identificar seus traços faciais a partir da detecção de padrões. Nesta técnica, um modelo de reconhecimento é construído a partir de uma coleção de imagens de faces conhecidas. Este modelo é então usado para analisar uma nova imagem, procurando por padrões semelhantes aos do modelo. Outra técnica comum é a de redes neurais, que usam um modelo de reconhecimento baseado em redes de neurônios artificiais. Estes modelos podem ser treinados para reconhecer padrões específicos em imagens de faces.
São muitas as possibilidades de aplicação dessa tecnologia, desde tornar mais seguro o login de aplicativos até personalizar a experiência do cliente, considerando seus hábitos de compra e histórico de preferências. Um recente relatório da Aberdeen Group mostra que os estabelecimentos comerciais que adotam o reconhecimento facial têm uma taxa de retenção de clientes 63% maior do que os que não usam. Além disso, a adoção da inteligência artificial para reconhecimento facial pode aumentar em até 20% o ticket médio de um cliente.
Considerando que um dos maiores desafios das empresas é conquistar fatias de mercado e manter o negócio em alta, o uso de inteligência artificial para reconhecimento facial representa uma alternativa viável para conhecer os clientes e oferecer para eles uma experiência única e especial.