Dando sequência aos casos de uso da inteligência na prática, pelas empresas, apresento mais este caso de IA no setor de varejo especializado em cuidados com o corpo, em especial com a pele.
A Olay é de longa data uma marca de cuidados com a pele. Vinte anos atrás, a Olay desenvolveu uma ferramenta de hardware para análise de pele chamada Visia Imaging System. Visia obteve imagens faciais controladas de usuários em diferentes condições de iluminação e rastreou as condições da pele, como rugas, poros e texturas. Dermatologistas levaram Visia em road shows para analisar como a pele dos clientes em comparação com outras de sua idade. Tais invenções permitiram à Olay coletar um enorme banco de dados proprietário de imagens de rosto e pele de uma ampla variedade de origens étnicas e demográficas.
Contexto e Problema
Normalmente, a publicidade de cosméticos visa atrair os consumidores com produtos que tratam de problemas (por exemplo, pele seca ou oleosa) ou que oferecem cores atraentes (sombras e batons). Os consumidores podem ir à farmácia para comprar o que acham que atenderá melhor às suas necessidades, mas 30% das vezes vão para casa de mãos vazias porque não têm certeza de quais produtos são adequados para eles. Ou, os consumidores podem ir a uma loja de departamentos sofisticada onde um consultor sugere cuidados com a pele ou produtos para criar um certo “look”. Isso não é apenas demorado, mas também desconfortável para muitas mulheres profissionais que não querem parecer se mimando em público. Um terceiro local é a venda direta por um representante, mas normalmente atinge uma fatia menor do mercado.
A Olay decidiu por alcançar mais consumidores e responder às suas necessidades de forma personalizada, através de selfies pessoais.
Solução Skin Advisor
O Skin Advisor da Olay depende do aprendizado de máquina. O cérebro de seu consultor é um “sistema de aprendizado supervisionado” que usa IA para fazer previsões sobre o envelhecimento e as necessidades de cuidados com a pele. À medida que cada pessoa envia uma “selfie”, esses dados permitem que o sistema se torne “mais inteligente” para usuários subsequentes e, idealmente, mais preciso em suas previsões de envelhecimento. À medida que os usuários confirmam sua idade real (supondo que eles digam a verdade), o sistema recebe feedback direto sobre o desempenho dele. O consumidor de beleza de hoje não precisa mais depender de suposições, pesquisas no Google e sorte para encontrar os produtos certos para suas necessidades pessoais. Com a promessa da IA, até mesmo decisões simples, como compras em farmácias, podem ser guiadas por milhares de pontos de dados e algoritmos inteligentes.
Referências
How Olay's AI-Powered Consultation Disrupts The Cosmetics Industry (Forbes)
How Olay uses deep learning to personalize skin care (VentureBeat)
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