Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

2013 - Downloaded

2013 - Downloaded
Martha Gabriel
nov. 8 - 1 min de leitura
000

 

Downloaded é um documentário que mostra a estória do Napster como instrumento disruptor da indústria da música. Apesar do Napster ter sido fechado, o seu lançamento desencadeou o processo de disrupção que continuou com outros players, como Kazaa, seguido por BitTorrent, e muitos outros sistemas de compartilhamento de arquivos.

A lógica da indústria da música (como várias outras, incluindo a editorial), era centralizada e dependia de um processo hierárquico de produção e distribuição em larga escala. Após a internet, e mais especialmente, os sistemas P2P (peer to peer), como o Napster, a lógica de consumo e distribuição de conteúdos passa a ser distribuída e horizontal, minando a estrutura pré-estabelecida de direitos autorais e intermediários no processo.

A importância desse documentário reside exatamente na reflexão sobre a transformação que um processo disruptivo pode causar em indústrias fortíssimas e bilionárias, reorganizando o mundo.

Para aqueles que quiserem aprofundar a reflexão sobre as diferenças de modelos e consequências entre estruturas centralizadas e distribuídas, recomendo a leitura do livro “The Starfish and the Spider” (Ori Brafman & Rod A. Beckstrom, 2008).

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

 

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você